Cidadão

“Qualidade no Atendimento em Saúde Pública” é tema de capacitação para servidores

Objetivo é promover uma assistência mais humanizada, qualificada e resolutiva ao cidadão; intenção é que todos os servidores da pasta passem pela qualificação

A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) está promovendo uma Capacitação em Qualidade no Atendimento em Saúde Pública, para 120 servidores da área administrativa que atendem diretamente a população. A intenção é estender o curso para os 3,2 mil funcionários, com o objetivo de sensibilizá-los quanto a importância de prestar um atendimento ainda mais qualificado e humanizado ao cidadão.

capacitação.saude.DPA iniciativa está sendo realizada em parceria com o serviço de Psicologia da Diretoria de Saúde Ocupacional (DSO), da Secretaria Municipal de Recursos Humanos (SMRH). Na primeira etapa serão promovidos quatro encontros por mês, até novembro, e depois uma avaliação do resultado dos primeiros três meses. A intenção é continuar o programa em 2019. O curso está sendo ministrado pela enfermeira da Diretoria de Gestão do Trabalho e da Educação em Saúde (DGTES), da SMS, Sueli Inocente, e pela psicóloga da DSO, da SMRH, Luciana Gusmão.

O primeiro encontro aconteceu na última quinta-feira (6) e o próximo será na tarde desta sexta-feira (14), das 12h30 às 18h30, no Instituto Politécnico de Londrina (Ipolon), localizado na Rua Alagoas, 2.001, Jardim Canadá. Neste mês, outras turmas vão participar nos dias 20, das 7h30 às 13h30, e no dia 28 no período da tarde.

O secretário municipal de Saúde, Felippe Machado, explicou que o curso é voltado a um atendimento mais humanizado, qualificado e resolutivo à população. “Sabemos que existem alguns momentos de tensão durante o atendimento ao usuário, por isso estamos preparando os nosso servidores, para que eles saibam lidar com momentos adversos e acolher a comunidade em momentos de fragilidade, mantendo uma relação de respeito, de carinho e atenção com as pessoas”, ressaltou.

Segundo as ministrantes da qualificação, Sueli Inocente e Luciana Gusmão, no curso os servidores recebem informações sobre o número de atendimentos realizados por mês, nos diversos serviços de saúde de Londrina, para que eles identifiquem o volume da assistência prestada mensalmente, que muitas vezes é superior até a hospitais e clínicas de Londrina. Também é aberto um momento para que eles possam trocar ideias e expor os pontos positivos, negativos e desafios do dia a dia do trabalho.

“Sabemos que os servidores da área da saúde costumam ter alto nível de estresse, por isso é importante também que eles se sintam bem e valorizados para atender o cidadão com o carinho e a atenção que ele merece. E a capacitação também possibilita a valorização dos sentimentos deles e do trabalho que eles prestam à população”, apontou a psicóloga Luciana.

Dados – Para se ter ideia do volume de atendimentos realizados pelos serviços que compõem a Rede Municipal de Saúde de Londrina, somente em julho de 2018 foram realizados 31.269 atendimentos individuais nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) da cidade, além de 7.409 odontológicos. Também em julho, foram realizados outros 958 atendimentos na Maternidade Municipal Lucilla Ballalai, 1.227 na Policlínica Municipal e 1.450 nos Centros de Atenção Psicossocial (CAPS) da cidade.

A Diretoria de Urgência e Emergência contabilizou, em abril deste ano, 8.943 assistências no Pronto Atendimento Infantil (PAI); 12.706 no Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU); 11.071 na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Centro-Oeste; 10.580 na UPA do Jardim Sabará; além de 6.523 no Pronto Atendimento (PA) do Jardim Leonor, 2.538 no PA do Conjunto Habitacional Maria Cecília e 2.759 no PA do Conjunto Habitacional União do Vitória.

Foto: Divulgação

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