Agentes de Endemias realizam ações de combate à dengue em diferentes locais
Atividades promovem a conscientização por meio de materiais informativos e visam agregar multiplicadores no combate ao aedes aegypti
A Secretaria Municipal de Saúde (SMS), por meio da Coordenação de Controle de Endemias, promove nesta quinta-feira (13) mais um mutirão educativo sobre a dengue. A atividade será na região leste, das 9h às 11h, nas adjacências do Centro Municipal de Educação Infantil (CMEI) Francisco Quessada Ortega, localizado na Rua José Vargas, 250, Eucaliptos.
A proposta é atingir em média 70 estudantes do CMEI, com o objetivo de que as crianças transmitam às famílias as orientações recebidas, formando multiplicadores nas ações preventivas e combativas ao aedes aegypti. As abordagens serão feitas por meio de materiais informativos como panfletos e banners, além das instruções orais.
O trabalho de conscientização segue em operação também no Terminal Central, onde os agentes de endemias têm realizado atividades desde a última quarta-feira (6). As ações seguem diariamente até a próxima sexta-feira (14), sempre das 8h às 14h, visando atingir um grande número de londrinenses no local, onde circulam em média 70 mil pessoas diariamente.
Seis agentes estão instalados no piso inferior do Terminal, onde foram expostos banners, faixas e cartazes, além de uma estrutura com maquetes, o larvário que exibe o ciclo do aedes, com o ovo, a larva, a pupa e o mosquito adulto, assim como caramujos, escorpiões e outros transmissores de doenças. Os servidores da SMS também distribuem panfletos informativos em todas as plataformas de ônibus, a fim de atingir um grande número de pessoas.
Na sexta-feira (14), uma empresa no Conjunto Parigot de Souza, na região norte do Município, recebe uma palestra com orientações e cuidados que se deve tomar para prevenir o aedes aegypti. O público-alvo da apresentação, que acontece das 8h30 às 9h, são os trabalhadores da instituição. A conversa inclui uma exposição da anatomia do mosquito, mostrando como ele nasce e se reproduz e um momento em que os presentes poderão sanar dúvidas pertinentes à dengue e formas de combate.
Dengue em números – A SMS divulgou nesta quarta-feira (12) o boletim semanal com os dados sobre a dengue em Londrina. Desde início de 2018 até agora, foram registradas 1.956 notificações relacionadas à doença. O total compreende 19 casos confirmados, 1.819 descartados e outros 118 que aguardam o resultado de exames laboratoriais.
Foto: Arquivo