Estudantes de escola municipal participam de trabalho ambiental
Por meio de projeto, alunos cultivam horta e um jardim, plantam árvores, ajudam na limpeza da escola e de locais nas proximidades da unidade educacional
Por meio de projeto, alunos cultivam horta e um jardim, plantam árvores, ajudam na limpeza da escola e de locais nas proximidades da unidade educacional
Para instigar os alunos a pensarem na preservação ambiental e perceberem a importância do cuidado com o local onde vivem, a Escola Municipal Maestro Andréa Nuzzi vai realizar uma atividade extraclasse nesta sexta-feira (21), a partir das 8 horas. Durante todo o dia, os alunos participarão de diversas atividades como o plantio de árvores, visita ao Viveiro Municipal de Londrina e receberão o projeto Biblioteca Móvel Ambiental, em sua sede, que fica na Rua Suécia, 67, no Jardim Igapó.
Segundo a gerente de Educação Ambiental da Secretaria Municipal do Ambiente (SEMA), Queila Spoladore, a intenção é criar um circuito de atividades para os estudantes, assim enquanto uma turma visita o Viveiro Municipal, outra planta as mudas e outra participa do projeto Biblioteca Móvel, de forma que todas participarão das atividades.
A diretora da unidade escolar, Mercia Maria Cardoso Tavares da Silva, explicou que a ação está dentro da Semana da Árvore e é uma das atividades do projeto Coração, Ação, Mãos, Transformação e União para mudar o mundo (Camtu), desenvolvido pela professora e auxiliar de período, Louana Castro. “Temos um projeto amplo, onde as crianças ajudam fazendo a horta com diversas verduras e legumes; o jardim com margaridas e pé de jabuticaba e o muro com tampinhas de garrafas recicláveis. A atividade de sexta faz parte desse projeto que preza pelo cuidado com o meio ambiente e levará as crianças para fora da escola, expandido a contribuição para a comunidade toda, além da escola”, contou.
Serão plantadas, na Praça Jardim Adriana II, oito mudas de Quaresmeiras, Ypês Brancos e Manacás da Serra, ou seja, uma muda de árvore para cada turma da escola, sendo que todas vão homenagear um dos professores. Cada muda levará uma placa com informações sobre a espécie, data e local. As mudas foram doados pela Sema e foram cultivadas no Viveiro Municipal.
Além de plantá-las, as crianças participarão da visita monitorada ao Viveiro Municipal. Elas serão levadas pela Polícia Ambiental – Força Verde e lá serão orientadas pelos profissionais da SEMA. Durante todo o dia, a Biblioteca Móvel estará em frente à escola e os estudantes poderão aproveitar para aprender mais com os livros, gibis, vídeos, revistas e materiais disponíveis no ônibus.
Segundo a proponente do projeto escolar, essas ações casam com as que vêm sendo desenvolvidas diariamente na escola e as 180 crianças aguardam ansiosas para participarem. Até o ano passado, somente os terceiros anos participavam, mas a partir deste ano, todos os alunos do 1º ao 5º ano estão integrados. “Todo os anos vamos trabalhando uma ação de forma que cada um fique responsável por uma atividade do projeto. Os pequenos regam as flores, por exemplo, os maiores ajudam a cuidar da horta e temos até pais que vêm na escola e nos ajudam a fazer os canteiros, mexer com a enxada e a terra. Vendo a participação de todos, as crianças aprendem que temos que cuidar do que já existe e melhorar, ajudando a cuidar do lugar onde elas estudam e onde vivem”, disse Louana.
Durante a ano inteiro, os alunos cultivam na horta com diversas verduras e legumes como alface, couve, beterraba e cenoura, que são utilizadas durante a merenda escolar; plantam árvores frutíferas, cuidam das flores como as margaridas e de plantas; e a cada dois anos ajudam a pintar o muro da escola em atividades sobre diversidade.
Além dessas ações, o projeto também prevê uma limpeza na praça que fica em frente à escola, com o recolhimento do material descartado de forma irregular. “Com essas atitudes, as crianças começam a se atentar mais à natureza, à importância da luz solar, do vento e da umidade, vendo na prática o que aprendem nas disciplinas de Biologia, Geografia, História e outras, além de comerem com mais vontade e ajudarem a cuidar do local onde elas estão”, finalizou a coordenadora do projeto.
Caso chova amanhã (21), a atividade será remarcada para o início da próxima semana. A unidade escolar fica na Rua Suécia, 67, no Jardim Igapó.