Secretaria de Saúde debate doação de órgãos
A data de 27 de setembro marca o Dia Nacional da Doação de Órgãos
A Secretaria Municipal de Saúde realizou durante o mês de setembro diversas ações com a comunidade em prol da conscientização para a doação de órgãos. As atividades foram desenvolvidas pelas equipes de profissionais do Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF) para fortalecer a divulgação relativa ao Setembro Verde.
Isso porque a data de 27 de setembro marca o Dia Nacional da Doação de Órgãos. Por isso, durante os grupos de atividades físicas, de dor crônica, de caminhada, alongamento e outros, assim como em encontros com os funcionários da saúde foi trabalhado o assunto.Segundo a gerente regional da Diretoria de Atenção Primária à Saúde (DAPS), Elisângela Bazzo, para que as ações fossem realizadas, os educadores físicos e psicólogos do município passaram por uma capacitação no ano passado.Eles receberam mais informações com os profissionais daOrganização de Procura de Órgãos e Tecidos (OPO), que também deram camisetas para a divulgação do mês.
Elisângela ressaltou que quanto mais esclarecimento as pessoas tiverem, mais podem combater os mitos e medos que ainda existem em relação ao tema. “Como nas unidades básicas há um vínculo grande entre os profissionais e os pacientes é importante debatermos esse assunto. Assim, quando acontecer algo com alguém próximo os familiares já terão conversado sobre a doação de órgãos e poderão saber a opinião e o desejo do parente falecido”, explicou.
Foto: Divulgação