CCIs oferecem palestras voltadas à saúde do idoso
Atividades são gratuitas e discutem os temas “alimentação saudável” e “a importância da atividade física”
A Secretaria Municipal do Idoso (SMI) oferece na próxima semana duas palestras direcionadas a pessoas com 60 anos ou mais. As atividades são gratuitas e acontecem nos Centros de Convivência do Idoso (CCIs) Leste, que fica na Rua Gabriel Matokanovic, 260, e no CCI Oeste, localizado na Rua Serra Pedra Selada, 111. Quem quiser participar basta comparecer aos locais, sem necessidade de se inscrever previamente.
Na segunda-feira (8), o Grupo de Convivência e Qualidade de Vida do CCI Leste recebe a nutricionista Eliane Crepaldi para uma palestra sobre “Alimentação saudável para idosos”. A conversa começa às 14h e perpassa temas como a necessidade de aumentar o consumo de água, frutas, verduras e legumes e reduzir a ingestão de alimentos processados, bem como os benefícios e malefícios de determinados tipos de comida.
Segundo o gerente de Atenção à Pessoa Idosa da SMI, Cleir Brandão, a vida idosa é uma fase da vida que requer um cuidado especial com a alimentação. “Se alimentar de um modo saudável, com uma dieta completa e balanceada é um dos requisitos para que os idosos tenham uma saúde estável e colabora muito para a prevenção de doenças. Esperamos que, com a conversa, eles possam repensar hábitos alimentares e aplicar no dia a dia comidas mais saudáveis que apresentam diversos benefícios”, explicou.
O CCI Oeste realiza na terça-feira (9) mais uma Tarde da Saúde com o Núcleo Ampliado de Saúde da Família (Nasf). Às 14h, o educador físico Geder Harami conversa com os idosos sobre a importância da atividade física na terceira idade. A proposta é incentivá-los a realizar exercícios físicos regularmente, apontando as vantagens de uma vida ativa e os danos causados pelo sedentarismo.
De acordo com Cleir a conversa complementa um trabalho desenvolvido cotidianamente nos CCIs. “É uma ação desenvolvida regularmente pelo Nasf que cumpre uma das prerrogativas da Secretaria Municipal do Idoso, que é articular políticas públicas que promovam atividades físicas com os idosos. Estas atividades são desenvolvidas diariamente nos Centros e a palestra trará informações que vão contribuir para qualidade de vida desse público, incentivando a prática de exercícios”, contou.