Município promove melhorias no asfalto em diferentes regiões
Estão sendo executados serviços paralelos de recape asfáltico e micropavimentação
Bairros de diferentes regiões de Londrina estão recebendo ações de melhorias asfálticas por meio da Secretaria Municipal de Obras e Pavimentação (SMOP). Em outubro, a programação continua com o início da recuperação de várias vias urbanas da cidade. No momento, entram em fase final os serviços de micropavimentação no Jardim Guanabara, na região sul. Os trabalhos tiveram início há cerca de dez dias e devem ser finalizados em um período de uma semana, a depender do volume de chuvas.
Nesta localidade, os serviços contemplam 15 vias ao todo. São elas as ruas Assunção, Santiago, Paramaribo, Guadalajara, Caiena, Caracas, Havana, Haiti, Sucre, Manágua, Bogotá, Georgetown, La Paz, Valparaíso e Antônio Pereira Rezende.
Também está em execução a aplicação do micropavimento na Avenida Curitiba, que fica na região norte do município. Lá, as intervenções começaram na última sexta-feira (5), sendo que a pista já havia recebido antes os serviços de correção por reperfilagem asfáltica, como etapa preparatória para a micropavimentação. A realização compreende o trecho da avenida que vai desde as imediações do Lago Cabrinha até a rotatória com a Rua Joaquina de Oliveira Perfeito.
O diretor de Serviços Urbanos e Pavimentação, Haroldo Haruo Takaso, adiantou que, após o término na Avenida Curitiba, a agenda na região norte terá sequência nessa mesma área. “A região norte de Londrina já vem sendo atendida por este serviço asfáltico em várias ruas, que, em muitos casos, não recebiam melhorias há anos. As próximas a serem atendidas são as ruas Odilon Braga e Joaquina de Oliveira Perfeito”, informou.
A partir da próxima semana, segundo o diretor, a previsão é abrir os trabalhos de micropavimentação em dois bairros da região leste. Primeiro, receberá as atividades o Conjunto Eucaliptos e, logo depois, a Vila Yara. No cronograma, estão as ruas Julio Pelizzer, Nelson Lotz, Goro Ohya, Guilherme Chiarotti, José Vargas e Pedro Antônio de Souza. Na sequência, virão as ruas Flamengo, Tangará, Araguari, Araruna e Tapuias. “No Conjunto Eucaliptos, também começará nas próximas semanas o serviço de reperfilagem asfáltica, que é executado apenas pela Obras, visando corrigir os defeitos e fazer o alinhamento em ruas e avenidas”, acrescentou ele.
O programa de micropavimentação é desenvolvido pela Prefeitura de Londrina em parceria firmada por contrato com o Consórcio Público Intermunicipal de Inovação e Desenvolvimento do Estado do Paraná (Cindepar).
Recape – Paralelamente, outros pontos da cidade seguem sendo atendidos e beneficiados com melhorias viárias por meio de recape asfáltico. Nos próximos dias, o Jardim dos Andes, na região norte, receberá os primeiros trabalhos, que irão abranger as ruas Antônio Baldan, Edwiges M. Baldan, Ernesto Garcia Duarte, José Marques e Fulgêncio Ferreira Neves.
No último fim de semana, foram encerrados os serviços de recuperação em um trecho da Rua Capitão João Busse, próxima à Avenida Salgado Filho, na região leste.
Há cerca de uma semana, as ações de recape também foram concluídas em 11 ruas do Jardim dos Alpes, na região norte. Foram contempladas as ruas Bruno Próspero Parolari, Vigilato José da Cunha, José Domingues de Oliveira, Jonas Barbosa Leite, Eládio Yanes Peres, José Luiz de Oliveira, Neman Sayun, Danielo Orcelli, Edmur Elias Neder, Umbelina Diz Mansano e Francisco de Oliveira.
O processo mais recente de pavimentação por recape teve início em junho deste ano, através de parceria entre o Município e o governo do Paraná. Com prazo de duração de 10 meses, a iniciativa permitirá que sejam concluídos, ao todo, mais de 66 km em recapeamento de 246 vias urbanas.
Fotos: Arquivo