Cidadão

CMDI realiza 3ª Capacitação Técnica para Instituições de Longa Permanência para Idosos

As inscrições podem ser feitas até amanhã, terça-feira (23), pelo e-mail cmdi@londrina.pr.gov.br

As inscrições podem ser feitas até amanhã, terça-feira (23), pelo e-mail cmdi@londrina.pr.gov.br

 

Será realizada nesta quarta-feira (24), das 13 às 16 horas, a 3ª Capacitação Técnica para Instituições de Longa Permanência para Idosos. Realizado desde 2016, o evento é gratuito e direcionado para casas de repouso, abrigos, instituições de longa permanência para idosos e profissionais da rede municipal ligados ao atendimento referente a este público. As inscrições podem ser feitas até amanhã, terça-feira (23), pelo e-mail cmdi@londrina.pr.gov.br. Para isso, basta enviar nome completo, instituição que representa e cargo que ocupa. As vagas são limitadas. O evento será na Unopar Catuaí, localizada na Rodovia Celso Garcia Cid, Km 377, PR 445

A iniciativa é do Conselho Municipal dos Direitos do Idoso (CMDI), em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde, por meio da Vigilância Sanitária, Secretaria Municipal do Idoso e Unopar Catuaí. A programação da terceira edição da capacitação técnica terá período de credenciamento previsto das 12h45 até 13h15. Na sequência, haverá uma solenidade de abertura com a presença de autoridades locais; representantes de secretarias, conselhos municipais, e de membros de instituições da cidade.

A primeira palestra do dia traz o tema “Acessibilidade em instituições de longa permanência para idosos”, com a apresentação de uma pesquisa sobre humanização de espaços para atendimento a idosos. O ministrante é o professor e mestre em Arquitetura e Urbanismo da Unopar, Flávio Akihiro Takahashi, que também atua profissionalmente na área de Arquitetura e Urbanismo, com ênfase em Planejamento e Projetos da Edificação.

A outra palestra do evento será conduzida pela equipe da Vigilância Sanitária do Município com a abordagem do tema “Orientações da Vigilância Sanitária para instituições de longa permanência para idosos”. Segundo a presidente do CMDI, Luciana Ferreira Alvarez, a expectativa é que a capacitação reúna, no mínimo, de 60 a 80 pessoas. “Entre os profissionais, participam enfermeiros e auxiliares de enfermagem, e técnicos da rede municipal em psicologia e assistência social, além de coordenadores de serviços relacionados ao tema”, informou.

Ainda de acordo com Luciana, atualmente existem 22 instituições de longa permanência em Londrina credenciadas ao CMDI, sendo que três delas possuem convênio com o Município. “O objetivo é mostrar o trabalho do Conselho, que cumpre seu papel de acompanhar e fiscalizar o que acontece no município, mas também trabalha de forma alinhada com as próprias instituições de longa permanência e com setores como a Vigilância Sanitária, buscando beneficiar os idosos com serviços humanizados e de qualidade. Debates com temas como a acessibilidade, por exemplo, vem para reforçar a importância dos trabalhos que essas instituições desenvolvem no atendimento a idosos. Os palestrantes também irão frisar pontos técnicos essenciais sobre as legislações vigentes”, acrescentou.

Etiquetas
Mostrar mais

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Compartilhamentos