Encerra amanhã(26) prazo para retirada da carta-matrícula de 2019
A partir de segunda-feira (29), pais e responsáveis devem levar o documento para confirmar a matrícula escolar das crianças do P4 ao 1º ano
A partir de segunda-feira (29), pais e responsáveis devem levar o documento para confirmar a matrícula escolar das crianças do P4 ao 1º ano
Esta sexta-feira (26) é o último dia para os pais e responsáveis por alunos da rede municipal de ensino buscarem a carta-matrícula de seus filhos. O documento deve ser retirado na mesma unidade escolar na qual os adultos compareceram no chamamento público, realizado em setembro deste ano.
De acordo com a Secretaria Municipal de Educação, não haverá prorrogação do prazo de entrega da carta-matrícula e ela não será encaminhada via Correios. Este documento informa o local onde o aluno do P4 ao 1º ano estudará durante o ano letivo de 2019 e será necessária para a confirmação da matrícula escolar. Para retirá-la é necessário ter em mãos um documento pessoal com foto, como o RG ou carteira de motorista, por exemplo.
Neste registro constam informações importantes, como o nome da unidade escolar onde a criança estudará em 2019 e os documentos que devem ser apresentados na efetivação da matrícula. Entre eles estão: os originais e as fotocópias da certidão de nascimento da criança, o atestado de que a vacinação da criança está em dia (ele pode ser obtido gratuitamente nas Unidades Básicas de Saúde) e comprovantes recentes de residência, como as contas de luz (Copel) e de água (Sanepar).
Confirmação da matrícula – A carta-matrícula deve ser apresentada junto com os documentos listados acima para a efetivação da matrícula escolar. Para isso, os pais devem procurar a sede da escola municipal, Centro Municipal de Educação Infantil (CMEI) ou Centro de Educação Infantil (CEI) que consta na carta-matrícula a partir desta segunda-feira, dia 29 de outubro até o dia 14 de novembro. Sem isso, a matrícula não será efetivada.
O gerente de Matrícula e Documentação Escolar da SME, Junior Cesar Dias de Jesus, alerta para que os pais se atentem aos prazos tanto da entrega da carta quanto para a efetivação da matrícula. Isso porque, mesmo que o responsável busque o documento na mesma escola em que seu filho estudará, ele precisará esperar o início do prazo para a efetivação, que será segunda-feira. “Os pais que perderem qualquer um desses dois prazos, precisarão procurar a Secretaria Municipal de Educação, no início de 2019, para tentarem uma das vagas remanescentes, pois os prazos não serão prorrogados”, frisou.
Para estabelecer onde a criança estudará no próximo ano letivo, os profissionais da Secretaria de Educação se utilizam de informações do georreferenciamento, o que torna a busca pela escola mais próxima da casa da criança mais rápida e eficiente. Caso, os pais percam a data da efetivação da matrícula, quando procurarem a Secretaria de Educação em 2019, podem encontrar vagas um pouco mais distante daquele selecionada anteriormente. Por isso, para garantir que a criança seja matriculada na unidade escolar mais próxima, é preciso se atentar aos prazos estabelecidos. Neste ano, 14.200 crianças foram cadastradas na rede municipal de ensino. No ano passado, com os dois chamamentos realizados, foram cadastradas menos de 12 mil crianças. Quem tiver dúvidas pode ligar para os telefones (43) 3375-0235 ou (43) 3375-0236, de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h.