Ecocidadão debate maus-tratos aos animais
Alunos da EJA do período noturno receberão mais informações sobre as maneiras de combate e denunciar situações de agressão aos animais
Alunos da EJA do período noturno receberão mais informações sobre as maneiras de combate e denunciar situações de agressão aos animais
Os alunos da Educação de Jovens e Adultos (EJA) da Escola Municipal Francisco Pereira Almeida Junior vão participar na próxima terça-feira (6), das 19h30 às 20h30, do projeto “Ecocidadão nas Escolas”. A unidade escolar fica na Rua Mário Sérgio Carmagnani, 145, no Conjunto Habitacional Guilherme A. Pires.
Cerca de 30 estudantes aprenderão mais sobre como combater os maus-tratos aos animais, o que, segundo a legislação, é considerado crime, descuido, tráfico e ou acumulação dos bichos. A lei federal nº 9.605/98 e o Decreto nº 6.514/08 tratam deste assunto deixando claro que praticar ato de abuso, maltratar, ferir ou mutilar os bichos silvestres ou domésticos é crime federal. Aquele que for visto praticando uma dessas atitudes pode pegar uma pena de 3 meses a 1 ano de prisão acrescida de multa, que varia de R$ 500 a R$ 3 mil por pessoa. Quem presenciar cenas de maus-tratos pode denunciar pelo 153 ou diretamente na Sema, pelo (43) 3372-4770, de segunda a sexta, das 12h às 18h.
Além desse ponto, aos alunos serão apresentadas questões ambientais que possibilitam a reflexão de forma crítica sobre os fatos relacionados à existência do homem e sua relação com a natureza e, dessa maneira, contribuem para as mudanças de comportamento e atitudes. A ministrante da ação é a professora da Secretaria Municipal de Educação (SME), Adriana Rodrigues Barra Rosa Ferreira.
Além desses estudantes, receberão o projeto no dia seguinte, quarta-feira (7), das 19h30 às 20h30, os alunos da Escola Municipal “Zumbi dos Palmares”, localizada na Rod. João Alves da Rocha Loures, 3.655, no Conjunto União da Vitória.
De 2017, quando iniciou o projeto, até o momento já foram realizados encontros para mais de 800 estudantes da rede municipal de ensino e da Educação para Jovens e Adultos (EJA). Em encontros anteriores, a Gerência de Educação Ambiental da Secretaria Municipal do Ambiente (Sema) já debateu também sobre os perigos das queimadas.
Este projeto é uma parceria estabelecida entre a Secretaria Municipal do Meio Ambiente (SEMA) e a Secretaria Municipal de Educação (SME). Ele é fruto de experiências na Gerência de Educação Ambiental da SEMA, que no decorrer dos anos, observou em suas atividades, a necessidade de ampliar os debates sobre Educação Ambiental nos espaços escolares, para além do público infantil, incluindo dessa forma, os alunos que frequentam a Educação de Jovens e Adultos (EJA) no período noturno.
Fotos: Divulgação