Rotatórias e canteiros recebem plantio de flores em várias áreas de Londrina
Projeto da Secretaria do Ambiente busca tornar os espaços mais bonitos e coloridos; objetivo é chegar a 500 mil mudas plantadas em um ano
Diversos pontosde Londrina estão ganhando um novo visual por meiodas ações de plantio de flores que a Secretaria Municipal do Ambiente (Sema) vem desenvolvendo desde setembro deste ano. A intenção é ampliar os trabalhos efazer com que as rotatórias e canteiros da área urbana sejam espaços mais bonitos e convidativos aos moradores e visitantes da cidade. Em menos de dois meses do início das atividades, cerca de 70 mil flores já foram plantadas em diferentes locais.
De acordo com o engenheiro agrônomo da Sema, Marcus Vinícius Tersariol, responsável no projeto pela produção e paisagismo, as mudas de flores são cultivadas no Viveiro Municipal de Londrina e a expectativa é avançar no plantio para alcançar uma média de 40 mil mudas produzidas por mês. Atualmente, o viveiro comporta uma área de cerca de 3 mil metros quadrados de produção. “Todas as regiões do município serão contempladas. Pretendemos alcançar, em doze meses, uma marca aproximada de 500 mil mudas de flores plantadas para ornamentar a cidade”, informou.
No momento, estão sendo plantadas espécies herbáceas floríferas, as chamadas flores anuais, como vinca, tagete, cravo, torênia, petúnia e begônia. “Posteriormente, a ideia é incorporarespécies de plantas perenes, que possuem maior duração e irão trazer um visual muito agradável e colorido aos ambientes onde forem inseridas”, adiantou Tersariol.
Os trabalhos de produção e arranjo das flores são realizados por servidores da Sema e contam com o suporte de integrantes do Centro de Reintegração Social de Londrina (Creslon).
Alguns dos locais que já receberam as flores são as rotatórias da barragem do Lago Igapó, na região sul, e do Ginásio Moringão, na área central. Também foram desenvolvidos trabalhos no trecho que liga as avenidas Santos Dumont e Juscelino Kubitschek (JK), no sentido da área leste, bem como no canteiro central da Dez de Dezembro, próximo à Rodoviária de Londrina. O serviço ainda chegou aos bairros São Lourenço e Guanabara, entre outros.
Na Avenida JK, também continua o serviço em parceria com a Administração dos Cemitérios e Serviços Funerários de Londrina (Acesf), que recentemente ‘adotou’ os canteiros de toda a extensão do Cemitério São Pedro. A ação já está em andamento e faz parte do Programa Boa Praça, que é desenvolvido na cidade pela Companhia Municipal de Trânsito e Urbanização (CMTU).
Na sequência, estão em preparação atividades de plantio na Avenida Saul Elkind, região norte, e na Robert Koch, ao lado do Hospital Universitário (H.U). Estão sendo estudados pontos de plantio próximo a viadutos e à Universidade Estadual de Londrina (UEL).
Fotos: Vivian Honorato