Cidade

Vídeo de máquina na zona rural contém informações incorretas, alerta Secretaria

Gravação sugere que pagamento à contratada seria por hora de máquina ligada, o que é incorreto

Um vídeo espalhado pelas redes sociais, com milhares de acessos – mostrando uma máquina de uma empresa contratada pela Prefeitura de Londrina, abandonada e em funcionamento – contém informações incorretas. O alerta é da Secretaria Municipal de Agricultura e Abastecimento.  

O “flagrante” aconteceu na Estrada do Bule, onde a empresa Gaissler Moreira, contratada da Prefeitura, executa serviços de terraplanagem e manutenção em vias rurais. O vídeo teria sido gravado em 9 de novembro e mostra o depoimento de moradores em frente a uma escavadeira hidráulica ligada – sem operador presente. Os autores afirmam que o equipamento teria ficado em funcionamento durante pelo menos uma noite, indicando desperdício de dinheiro público ante à suspeita de que o pagamento à empresa seria por hora de maquinário ligado – o que não é verdade.  

“O fato é que não há qualquer prejuízo para o poder público”, garantiu o secretário municipal de Agricultura e Abastecimento, Alexandre Fujita. “A empresa não recebe por hora de máquina ligada. O contrato define que o pagamento é por trecho de serviço executado”, reafirmou o secretário. Ele disse ainda que o problema é a extrema dificuldade em fazer com que a informação real agora tenha o mesmo alcance que a informação equivocada.  

O contrato com a Gaissler prevê uso de diversos equipamentos e tem valor total de R$ 2.735.020,00. Em caso de descumprimento e atraso nos serviços, a Prefeitura pode aplicar multas que podem chegar em até 30% do total. A íntegra do contrato público, com a forma correta de pagamento, pode ser conferida no link bit.ly/contratogaissler.

A Secretaria Municipal de Agricultura e Abastecimento oficiou à empresa pedindo explicações sobre o problema identificado pelos moradores. Em resposta, a empresa respondeu o seguinte:  “Gaissler Moreira Engenharia Civil esclarece que a empresa, ao tomar conhecimento do fato, uma escavadeira hidráulica ter ficado ligada supostamente durante o final de semana, entre 10/11/18 e 12/11/2018, solicitou informações ao encarregado José Roberto Perin. O mesmo afirma ter desligado a máquina no final do expediente no dia 9/11, por volta das 18h. Consultamos também o operador da máquina, José Carlos Mota, que também confirmou ter desligado a máquina ao fim do expediente. O diesel que havia estocado na máquina seria insuficiente para mantê-la ligada durante todo o final de semana. Esclarecemos que a remuneração recebida pela empresa não tem nenhuma relação com a quantidade de horas trabalhadas com qualquer tipo de equipamento disponibilizado pela empresa. Trata-se de um contrato remunerado por unidades de medidas como metro quadrado e metro cúbico e não relacionados com a hora/máquina de equipamentos. Reforçamos o interesse e esforço total que a empresa tem em descobrir como o fato relatado possa ter ocorrido, trazendo prejuízos apenas para a própria empresa. Sendo assim, esclarecemos que não houve nenhum tipo de prejuízo para a Prefeitura Municipal de Londrina e que a empresa fica à disposição para eventuais novos esclarecimentos necessários”.

Etiquetas
Mostrar mais

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Compartilhamentos