Destaques

Região norte de Londrina recebe conscientização sobre a dengue

Região norte de Londrina recebe conscientização sobre a dengue

Iniciativa dá continuidade ao trabalho de prevenção e combate à doença;  divulgados os números da dengue

Com o objetivo de chamar a atenção para a importância dos cuidados de prevenção e combate à dengue e outras endemias, a comunidade da região norte de Londrina sedia na próxima sexta-feira (23) um trabalho de conscientização. Das 8h30 às 14h, a população receberá orientações para cuidados domésticos que evitem a proliferação do Aedes aegypti, mosquito transmissor da doença. A atividade acontece na Associação Flávia Cristina, localizada na avenida Saul Elkind, 5.000, no Conjunto Habitacional José Giordano.

O trabalho é uma iniciativa da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), desenvolvido pela Coordenação de Controle de Endemias. Durante a ação, os agentes da SMS distribuirão panfletos informativos e farão abordagens orais para ensinar os cidadãos a cuidarem dos quintais, vasos de plantas, pneus e outros ambientes que podem favorecer a proliferação do Aedes.

Além disso, as pessoas terão a oportunidade de conhecer o larvário que expõe o ciclo do Aedes, com o ovo, a larva, a pupa e o mosquito adulto e maquetes elucidativas. Será montado também um espaço educativo onde poderão tirar dúvidas e se informar por meio de materiais educativos que serão expostos, como um mostruário com caramujos africano e da esquistossomose, mosquitos palha e Aedes aegypti, escorpião e bicho barbeiro, além de materiais lúdicos simbolizando tipos de criadouros.

De acordo com a gerente de Vigilância Ambiental, Diana Martins, o trabalho é imprescindível no período que antecede o verão. “Queremos reforçar para a população os cuidados com a dengue, principalmente nessa fase de final de ano. Como o verão é uma estação úmida e de muitas chuvas, é o período de maior atividade do mosquito. Além disso, muitas pessoas viajam e podem ser contaminados fora de Londrina, ou então acumular criadouros enquanto a casa estiver vazia, portanto vamos fornecer orientações visando a não elevação dos índices da doença”, disse.

Associação Flávia Cristina – É uma instituição filantrópica que presta atendimento a pessoas com deficiência. Para isso, é mantida uma escola de educação especial que recebe crianças, adolescentes e jovens para o desenvolvimento de aprendizagem formal adaptada às necessidades de cada aluno. A Associação mantém também um centro clínico, voltado para a reabilitação alunos com necessidades especiais, prestando atendimento especializado em fisioterapia, fonoterapia, terapia ocupacional, nutrição, psicologia, psicopedagogia e hidroterapia.

Dengue em números – A Secretaria Municipal de Saúde divulgou, nesta quarta-feira (31), o boletim semanal com os dados sobre a dengue em Londrina. Do início do ano até o momento, foram registradas 2.483 notificações relacionadas à doença. Deste total, 31 casos foram confirmados, 2.214 descartados e outros 238 estão em andamento, aguardando o resultado de exames laboratoriais.

 

Foto: Arquivo

Etiquetas
Mostrar mais

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Compartilhamentos