Cidade

Jovens escritores lançam livro de contos no Cemitério de Automóveis nesta quinta (13)

Coletânea “Concreticidade” reúne 17 textos que falam sobre Londrina; noite de autógrafos terá bate-papo e venda do livro por R$ 30

O Cemitério de Automóveis, uma das vilas culturais patrocinadas pela Secretaria Municipal de Cultura, por meio do Programa Municipal de Incentivo à Cultura (Promic), abre as portas nesta quinta-feira (13) para o lançamento de um livro que conta sobre Londrina. A coletânea “Concreticidade” reúne 17 contos de autores londrinenses que falam sobre lugares, personagens, fatos históricos e outras referências à cidade. A noite de autógrafos acontece às 19h na sede da vila, que fica na avenida Arthur Thomas, 342.

Com organização de Victor Hugo Barbosa, a obra é uma produção independente, publicada pela Editora Madrepérola, cujos textos são produções de jovens escritores pé vermelhos – jovens de idade, já que possuem entre 20 e 35 anos, e de carreira, visto que o livro é a primeira publicação de muitos deles. “Concreticidade” expõe memórias habituais da cidade: a cor da terra, o monumento do Marco Zero, o Lago Igapó, a Avenida Higienópolis e até aquele shopping que faz homenagem ao café.

Segundo Barbosa, a motivação para lançar a obra veio da necessidade que sentia em expor a produção literária londrinense contemporânea. “Sempre ouvi falar do passado literário de Londrina como um cenário de vanguarda com grandes escritores, mas quando o assunto é a produção atual, é como se não houvesse coisas tão boas quanto antigamente. Como participo de saraus e eventos culturais, sei que existe sim gente produzindo, publicando e falando seus textos ao público, então entendi que era o caso de juntar essas pessoas para mostrar que ainda existe uma efervescência na literatura da cidade”, expôs.

O organizador destaca um dos contos do livro, que apresenta a história de um menino em situação de rua que provoca uma série de reflexões na escritora enquanto personagem da história e também no leitor. O texto põe em pauta os contrastes sociais existentes na cidade, como a diferença de renda, que se refletem nas oportunidades que cada um tem durante a vida. O conto é da escritora Layse Bernabé de Moraes.

Na ocasião, durante um bate-papo informal, os autores apresentarão um pouco de sua trajetória literária, falando de seus textos e sobre a inspiração para compor o livro. O público poderá adquirir o livro autografado pelos autores por R$ 30.

Etiquetas
Mostrar mais

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Compartilhamentos