Centro de Oficinas para Mulheres promove ensaio fotográfico com mulheres atendidas pelo CAM
A atividade faz alusão à campanha “21 Dias de Ativismo pelo Fim da Violência contra as Mulheres”; 15 mulheres participaram da ação
Como parte da agenda da campanha “21 Dias de Ativismo pelo Fim da Violência contra as Mulheres”, a Secretária Municipal de Políticas para as Mulheres (SMPM), via Centro de Oficina para Mulheres (COM), realizou ontem (3) um ensaio fotográfico com pessoas atendidas pelo Centro de Referencia de Atendimento à Mulher (CAM).

A proposta tinha como objetivo a elevação e fortalecimento da autoestima das mulheres em situação de vulnerabilidade, como estratégia de prevenção à violência. Ao todo, 15 mulheres foram beneficiadas pela ação, que ocorreu das 14h às 16h, nas dependências do CAM, que fica na zona leste.
Segundo a psicóloga da SMPM, Lisnéia Rampazzo, o ensaio fotográfico, ainda que pareça um gesto simples, é uma ação muito significativa e com poder de proporcionar às mulheres um novo olhar sobre si. “Eu digo que além do reforço da autoestima, do autocuidado, há a valorização dessa beleza pessoal, para que elas possam construir uma imagem mais positiva sobre si. Eu acho que esse é um dos grandes objetivos”, destacou.
A atividade contou com a contribuição da fotógrafa voluntária do Centro de Oficinas, Geovanna Casara, que realizou a sessão de fotos. Também colaborou com a ação a voluntária Flávia Ribeiro, representante do Instituto SBL, que fez as maquiagens e cabelos das mulheres participantes.
Para a fotógrafa, Geovanna Casara, a fotografia tem o potencial de registrar, evidenciar e eternizar o que já existe em cada uma das mulheres. “A fotografia proporciona um encontro com a própria verdade. Um momento único que talvez elas nem soubessem que precisavam viver, mas que transforma a forma como elas se enxergam. Quando elas se veem nas imagens, não é só a estética que aparece, é a força, delicadeza, história, e coragem que cada uma carrega, mesmo quando nem percebem”, ressaltou.
Texto: Sabrina Heck, sob supervisão dos jornalistas do Núcleo de Comunicação (N.Com) da Prefeitura de Londrina




