Torneio rápido de xadrez recebe inscrições para disputas neste sábado (19)
Evento marca o início das atividades do centro de treinamento do Instituto Palhano, que conta com apoio da Fundação de Esportes de Londrina (FEL)
Abrindo o calendário de 2019 do centro de treinamento do Instituto Palhano, será realizado neste sábado (19) o torneio rápido de xadrez. As inscrições estão abertas, e podem participar pessoas de todas as idades, tanto de Londrina como de outros municípios. O torneio é uma realização do instituto, que conta com apoio da Fundação de Esportes de Londrina (FEL).
As disputas vão começar às 14 horas, na sede do Instituto Palhano. O endereço é Avenida Ayrton Senna, 300, sala 102. A participação deve ser garantida mediante preenchimento do formulário disponível no link http://bit.ly/TorneioXadrezPalhano. As inscrições têm um custo de R$ 30, valor que pode ser pago por depósito bancário.
O centro de treinamento é utilizado por atletas que representam Londrina em competições estaduais, nacionais e internacionais. Segundo o técnico da equipe e professor de xadrez, Tiago de Almeida, desde 1994 a modalidade foi reconhecida como esporte. “Hoje, o xadrez integra o Comitê Olímpico Brasileiro como esporte da mente, dado o seu papel no desenvolvimento intelectual. Mas na verdade o xadrez vai muito além disso, ele também atua em três pilares, que são a cultura, educação e saúde. Assim, se alguém deseja estimular seu lado cultural, o xadrez vai proporcionar isso de maneira infinita, assim como nos outros dois pilares. São obtidos indicadores impressionantes por meio dessa prática, tão comum em outros países, e que aqui ainda não está tão difundido”, explicou.
Várias atividades são promovidas pelo instituto na cidade, como os campeonatos e torneios que serão realizados no decorrer deste ano na Biblioteca Pública Municipal Pedro Viriato Parigot de Souza. Essas e outras ações têm como objetivo promover o interesse da comunidade para que mais pessoas pratiquem o xadrez em Londrina. “O xadrez exige muita leitura, muito estudo, é preciso entender muitas coisas, e normalmente as pessoas acham que ele é só um hobby, um lazer, que não tem profissionalismo ou gente empenhada em desenvolvê-lo de forma séria e concisa. E aqui em Londrina temos isso”, afirmou o técnico.
Dentre os benefícios obtidos por meio da prática constante do Xadrez, o professor citou o progresso na atenção e concentração, o interesse pelo aprendizado de outras línguas, e desenvolvimento do autocontrole, criatividade, raciocínio analítico e sintético, dentre vários outros.
Foto: Divulgação