Destaques
Tendência

Para que a rua deixe de ser opção

Equipes de várias secretarias levaram serviços às pessoas em situação de rua na Concha Acústica

Na manhã desta terça, a Prefeitura de Londrina realizou o Londrina mais Cuidado, projeto voltado para a população em situação de rua, com serviços de saúde, cultura, esporte e educação. A ação leva serviços necessários como aferição de pressão arterial, testes rápidos de doenças, coleta para diagnóstico de tuberculose, exame de Glicemia Capilar (HGT) e outros exames de laboratório. “Nosso objetivo é que estas pessoas resgatem seus vínculos e saiam das ruas. Existem, porém, aquelas que não querem sair neste momento e que precisam ser assistidas. Estamos aqui para trazer os serviços sem julgamentos, dando dignidade ao ser humano. Precisamos ter a consciência de que a cidade precisa deste cuidado multidisciplinar”, ressalta a coordenadora do Consultório da Rua, integrante do Comitê POP Rua, Jucelei Pascoal Boaretto, Até o momento da entrevista, oito moradores em situação de rua realizaram os testes rápidos. Além disso, houve apresentação peça de teatro, encenada por pessoas que já estão em superação da rua.

A diretora de Proteção Social Especial da Secretaria Municipal de Assistência Social (SMAS), Josiani Nogueira, informou que este é o segundo evento realizado em praça. “Está sendo muito positivo, levar os serviços nos lugares de permanência destas pessoas é fundamental, muitas delas não se deslocam até uma unidade de saúde para fazer exames, por exemplo. São pessoas que precisam de ajuda, para que possam sair desta condição”, frisou.

Reginaldo de Souza, de 36 anos, e mais de um ano nas ruas, participou da atividades e mencionou estar grato com o evento. “Muitas pessoas querem nos tirar daqui, mas não estendem as mãos para nos ajudar. Muitos moradores estão nesta situação por falta de trabalho, cada um tem uma profissão, como carpinteiros e eletricistas. E trazer atividades para cá nos ajuda, pois muitas vezes não nos deslocamos para procurar estes serviços”, contou.

A equipe da Saúde também passou informações sobre outros serviços ofertados nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs) de Londrina. Os profissionais da Saúde Mental orientaram sobre os serviços do Centros de Atenção Psicossocial para Infância e Adolescência (CAPS) III e AD. Também participaram a Secretaria de Educação, que levou informações sobre cursos voltados à conclusão da formação escolar; a Secretaria de Trabalho, Emprego e Renda, com os cursos profissionalizantes disponíveis, para ajudar a reinserir a população em situação de rua no mercado de trabalho; a Secretaria de Cultura, com informações e orientações sobre o uso do espaço da Biblioteca Pública Professor Pedro Viriato Parigot de Souza e da própria Secretaria. Estiveram presentes ainda a Fundação de Esportes de Londrina (FEL) com atividades esportivas; a Companhia Municipal de Trânsito e Urbanização (CMTU), que o orientou a comunidade sobre o descarte do lixo; e a Guarda Municipal com o ônibus do Crack é Possível Vencer. O Conselho Municipal de Cultura de Paz (COMPAZ) realizou o Abraço Pela Paz, ao final das atividades.

O evento foi organizado pelo Comitê Intersetorial de Políticas para Pessoas em Situação de Rua, do qual fazem parte todas as secretarias e órgãos municipais, além do Ministério Público e instituições civis.  O evento contempla a Política Nacional para a População em Situação de Rua (PNPR) e o decreto que instituiu a Política Municipal para a População em Situação de Rua em Londrina.

Para a imprensa:  outras informações podem ser obtidas com a coordenadora do Consultório da Rua, integrante do Comitê POP Rua, Jucelei Pascoal Boaretto, no 3372-9825.

Fotos: Vivian Honorato

Etiquetas
Mostrar mais

Dayane Albuquerque

Gestora de Comunicação - Jornalista da Prefeitura Municipal de Londrina, especialista em Comunicação Organizacional

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Compartilhamentos