Chegou a hora de Londrina conquistar seu Master Plan
A Codel anuncia na terça, com parceria do setor produtivo, a elaboração do Master Plan Londrina 100 Anos

Qualquer cidade, seja pequena ou mesmo uma metrópole, sonha com um Master Plan – um tipo de planejamento estratégico que contém pactos para o futuro, firmados entre o Poder Público e a sociedade organizada. Londrina também sempre desejou seu Master Plan, e chegou a hora de executá-lo. Na terça-feira, a prefeitura de Londrina anunciará o Master Plan Londrina 100 Anos e convidará oficialmente a Associação Comercial e Industrial de Londrina (ACIL), Fórum Desenvolve Londrina e Sebrae para compor uma comissão de acompanhamento.
O Instituto de Desenvolvimento de Londrina (Codel) conduzirá a elaboração do Master Plan Londrina 100 Anos, com diretrizes a serem aplicadas em pequeno, médio e longo prazo. O prefeito Marcelo Belinati adianta que o Master Plan não é algo que fica pronto e se encerra automaticamente em uma gestão apenas. “Londrina vai ganhar finalmente um projeto do qual a sociedade será a guardiã através dos anos. Poder público e sociedade, unidos, farão a governança para mantê-lo vivo. É uma das maiores conquistas que nossa cidade pode almejar”, frisa.
O Master Plan poderá trazer ferramentas e estratégias focadas tanto no desenvolvimento econômico como no urbanismo. Sua elaboração investigará mais a fundo o cenário e contexto atuais, além de definir metas sólidas e prazos para que essas realizações ocorram. O planejamento será desenvolvido para as próximas duas décadas. “Outras grandes cidades já possuem essa ferramenta e, em Londrina, há muitos anos a sociedade civil organiza reivindicava esse planejamento. Acreditamos que chegou finalmente o momento da cidade investir com metodologia no futuro”, explica Bruno Ubiratan, presidente da Codel. Entre as capitais e municípios brasileiros que já possuem ou estão elaborando seu Master Plan estão Curitiba, Belo Horizonte, Rio de Janeiro e Recife.
A empresa responsável por elaborar o Londrina 100 Anos será escolhida pelo Município através de licitação. O edital do processo deve ser publicado até abril, e está sendo finalizado pela equipe da Codel, em conjunto com a Secretaria Municipal de Gestão Pública. O evento será na Associação Comercial e Industrial de Londrina (ACIL), às 10 horas, na Rua Minas Gerais, 297, primeiro andar.
Para a imprensa: outras informações podem ser obtidas com o presidente da Codel, Bruno Ubiratan, pelo telefone 3379-2300.