Defesa Social amplia o atendimento do projeto Guarda Municipal Mirim
A ação é desenvolvida pela Guarda Municipal Escolar Comunitária (GMEC) desde 2014 e já formou cerca de 900 crianças

A Secretaria Municipal de Defesa Social, por meio da Guarda Municipal Escolar Comunitária (GMEC) iniciou o ano letivo do projeto “Guarda Municipal Mirim” (GMM). Nesta edição as escolas municipais contempladas são: Francisco Pereira de Almeida Junior, zona leste; Nina Gardemann, zona oeste; Nara Manella, zona norte e a Escola Municipal Armando Rosário Castelo, localizada no distrito de Paiquerê, zona sul. Ao todo serão atendidos 258 alunos e alunas de 12 turmas dos quartos e quintos anos.
As escolas atendidas pelo projeto recebem palestras sobre cidadania, prevenção contra drogas e contra o bullying. Os agentes da guarda escolar levam informações sobre o estatuto da criança e do adolescente, direitos e deveres, definição do ser cidadão, preservação do patrimônio público, em especial o ambiente escolar, cultural e social da cidade para os alunos. A ordem unida é uma das matérias desenvolvidas a fim de aprimorar a disciplina, espírito de unidade e lealdade para com os colegas.
A supervisora do grupamento escolar, Cássia Munhoz, informou que é a primeira vez que o projeto chega em uma escola da área rural de Londrina. “É um orgulho para nós atender essa população. Ao final vamos organizar um passeio até a nossa sede operacional. Espero que todos alunos sejam conscientizados a respeito dos temas abordados e que eles possam ser multiplicadores na escola, na família e na comunidade onde residem”, desejou.
De acordo com Jadir Reis de Mattos, diretor da escola da zona rural, foi feita uma conversa com a comunidade escolar para que o projeto fosse recebido. “O apoio da Guarda Municipal Escolar Comunitária e da Secretaria Municipal de Educação foi fundamental. Essa atividade é muito importante, pois resgatará valores de convivência, civismo, direitos, e principalmente de deveres. A guarda está de parabéns”, comemorou.
Histórico– O projeto “Guarda Municipal Mirim” foi implantado em 2014, tem parceria com a Secretaria Municipal de Educação, que recebe as solicitações e indica as escolas para a GM, e já formou aproximadamente 900 crianças em Londrina. O objetivo principal da ação é fortalecer os vínculos de confiança e respeito entre os alunos, professores e funcionários das escolas.
A Guarda Escolar oferece o serviço de palestras temáticas para escolas (públicas ou particulares), projetos sociais e demais entidades, mediante agendamento prévio. Mais informações podem ser obtidas através do e-mail: gm.escolar@londrina.pr.gov.br ou pelo telefone 3372-4634, em horário comercial.
Texto e fotos: Bruno Amaral/Defesa Social