Prefeito recebe representantes de aplicativos de transporte
Amanhã (26), às 14h30, grupo se reunirá com a equipe técnica municipal para debater a regulamentação para a categoria

Na manhã desta segunda-feira (25), o prefeito Marcelo Belinati recebeu os representantes de aplicativos de celular para atividades de transporte remunerado privado e individual de passageiros em Londrina. O encontro aconteceu na sede administrativa da Prefeitura de Londrina.
O grupo pediu ao prefeito que fosse marcada uma nova reunião para debater os principais pontos do Decreto Municipal, que deve ser assinado nos próximos dias regulamentando o trabalho de transporte em Londrina. Por isso, amanhã (26), às 14h30, os profissionais devem vir a Prefeitura de Londrina para conversar com a equipe técnica que ajudou na elaboração das diretrizes que vão regularizar o serviço.
“O decreto está pronto e tem algumas questões que as pessoas que trabalham com o aplicativo querem debater com mais profundidade e, por isso, terá a reunião de amanhã. É uma realidade do Brasil, de todo o mundo e Londrina ainda não tem regularizado. Sou uma pessoa aberta ao diálogo e temos que ouvir a todos para que a regulamentação fique boa para trabalhadores do aplicativo, taxistas e principalmente para os usuários”, explicou Marcelo.
Durante a reunião de hoje, os representantes do aplicativo de transporte não apresentaram os pontos referentes à categoria. A expectativa é que o grupo traga seus apontamentos e debata junto à equipe técnica do Município, que elaborou um levantamento das regulamentações existentes nas principais cidades do Brasil. “O prefeito se colocou à disposição para ouvir a categoria, o que já é um grande benefício. Nosso objetivo é que o encontro seja o melhor possível para todos”, disse o porta-voz dos profissionais de transporte por aplicativo, Jairo Alves.
Segundo os profissionais, estão entre as principais demandas a questão da regulamentação da idade dos carros, da possibilidade do uso de corredores exclusivos, de paradas para embarque e desembarque, pontos que envolvem a segurança e questões de equalização entre taxistas e o transporte coletivo.
Projeto – Há cerca de dois anos, o Município de Londrina vem debatendo a regulamentação de profissionais de transporte remunerado privado e individual de passageiros. Havia um Projeto de Lei em tramitação na Câmara de Vereadores que impedia a regulamentação através de um novo projeto ou da assinatura de um Decreto Municipal sancionado pelo Poder Executivo com o mesmo objeto. Com o arquivamento do Projeto de Lei pelos vereadores, o Município retomou os debates e os estudos. “O objetivo é melhorar o serviço no que for possível, garantir aos trabalhadores que eles tenham direito, com mais segurança, de exercerem seu trabalho, fazer um equilíbrio de todo o tipo de transporte desse setor e acima de tudo trazer mais qualidade para o usuário”, finalizou Marcelo.