Orquestra de Câmara faz concertos didáticos em escolas municipais
Projeto Circuito nas Escolas vai percorrer cinco unidades, aproximando a música erudita de estudantes e professores

Com o objetivo de estimular o interesse pela música erudita em alunos da rede municipal, a Orquestra de Câmara Solistas de Londrina retoma nesta sexta-feira (29) a série de concertos didáticos em escolas municipais. A primeira unidade a receber a iniciativa será a Escola Municipal Profesor Odésio Franciscon, localizada na Rua Osmy Muniz, 750, Conjunto Hilda Mandarino. Estudantes do turno da tarde vão ouvir concertos, sinfonias e pequenas serenatas de Vivaldi, Mozart e outros compositores, a partir das 16 horas.
Os concertos didáticos são uma iniciativa do projeto Circuito nas Escolas, realizado pela Mostra de Música de Câmara. O projeto tem apoio da Secretaria Municipal de Educação, e conta com patrocínio da Prefeitura de Londrina, por meio do Programa Municipal de Incentivo à Cultura (PROMIC).
Segundo Carla Cordeiro, responsável pelos projetos pedagógicos da Secretaria Municipal de Educação, o Circuito nas Escolas é uma ação que agrega muito na vida dos alunos. “É uma oportunidade única para eles conhecerem instrumentos, músicos e a própria música erudita bem de perto. Essa parceria já dura há alguns anos, e temos planos de ampliá-la, para que os benefícios desse contato cheguem a cada vez mais pessoas”, citou.
Para a coordenadora da Mostra e pianista da orquestra, Irina Ratcheva, o Circuito nas Escolas oferece, para a grande maioria dos alunos, um primeiro contato com a música clássica e com os instrumentos utilizados. “Algumas pessoas têm uma certa resistência, imaginam que a reação das crianças será de barulho e algazarra. Mas, na verdade, elas prestam muita atenção, ficam em silêncio observando cada detalhe, pois é uma atividade diferente dentro da rotina deles, o que acaba despertando muito interesse. Algumas escolas já trabalham com música em outros projetos, mas nem todos têm essa opção. A maioria nunca teve esse contato com música erudita”, destacou.
O projeto Circuito nas Escolas existe desde 2002, e atende escolas municipais e estaduais de Londrina e região. Desde a sua criação, já foram realizados aproximadamente 200 concertos didáticos, através de convênios com a Prefeitura de Londrina, editais da Funarte e do Governo do Estado.
Os concertos, que começam amanhã, vão até o dia 11 de abril, passando por cinco escolas municipais. E para compor o repertório, Irina citou que as escolhas recaem sobre as peças mais populares, que podem ser conhecidas pelos alunos. “Existem várias obras criadas através e com uso de melodias do folclore, em ritmos brasileiros, e sempre escolhemos um repertório que lembre as crianças do que elas já conhecem. Além do concerto em si, o projeto tem um momento onde os músicos apresentam os instrumentos, falam sobre suas especificações, sonoridade, e há uma interação deles com as crianças, para que elas se sintam mais próximas desse universo. É algo muito especial, e que está dando bons resultados”, comemorou.
Novidades – Para a terceira semana de abril, está previsto o início do projeto Uma orquestra na escola, onde a Orquestra de Câmara Solistas de Londrina fará doze apresentações na rede municipal. “Esse novo projeto, também patrocinado pelo Promic e em parceria com a Educação, foi elaborado por meio de uma pesquisa. Temos a ideia do que acontece nas escolas e do que precisamos levar, e a diferença é que ele será mais focado em levar a música nas escolas, com o objetivo de agregar os pais e familiares, aumentando nosso público”, adiantou a coordenadora do projeto.
Outra iniciativa a ser lançada vai atuar com os professores do Município. “Acredito que dará muito certo, fizemos algo similar em 2010, com visitas em 15 escolas, e sentimos essa necessidade de continuar, criando uma rede nas escolas, não só de música, mas envolvendo outras artes, o que será muito benéfico para a educação”, afirmou Irina.
A Mostra de Música de Câmara está em sua oitava edição, e conta com patrocínio da Secretaria Municipal de Cultura (PROMIC), Unimed Londrina, BRDE, e John Deere/Lei Rouanet. É organizada pela Artis Colégium Associação Cultural, com coordenação geral da pianista e produtora Irina Ratcheva.
REPERTÓRIO:
Vivaldi (1678-1741) – Quatro Estações para cordas – Primavera
Albinoni (1671-1750) – Sinfonia para Cordas, Sol maior
Mozart (1756-1791) – Serenata Noturna para cordas
Krieger (1962) – Concertino Barroco para Cordas / Capoeira e Fandango
Ary Barroso (1903-1964) – Aquarela do Brasil
Zequinha de Abreu (1880-1935) – Tico-Tico no fubá para Cordas
Andersen Vianna (1962) – Suíte de Canções Infantis Brasileiras
AGENDA – CIRCUITO NAS ESCOLAS
Escola Municipal Prof. Odésio Franciscon: 29/03, 16h
Rua Osmy Muniz, 750 – Conjunto Hilda Mandarino
Escola Municipal Sonia Parreira Debei: 04/04, 11h
Rua Café Sumatra, 60 – Residencial do Café
Escola Municipal Dalva Fahl Boaventura: 05/04, 16h30
Rua Serafim França, 104 – Jardim Três Marcos
Escola Municipal Suely Iderilha – 05/04, 11h
Rua Araras, 135 – Bairro Aeroporto
Escola Municipal Maria Tereza M. Amâncio: 11/04, 11h
Rua Midori Koga, 486 – Jardim Santa Rita VI
Para a imprensa: outras informações podem ser obtidas com a produtora e coordenadora Irina Ratcheva, pelo telefone disponível no N.Com; e com a responsável pelos projetos pedagógicos da Educação, Carla Cordeiro, pelo 3375-0113.
Texto: Juliana Gonçalves, com informações da assessoria de imprensa