Octopus Trio e Aminoácido fecham a 6ª edição do Projeto Banda Nova
Grupos da cidade levam músicas autorais ao público com shows gratuitos no Centro Cultural Sesi/AML; evento começa a partir das 19 horas

Dois grupos londrinenses apresentam suas músicas autorais no evento de encerramento da temporada 2018/2019 do Projeto Banda Nova. Octopus Trio e Aminoácido sobem ao palco do Centro Cultural Sesi/AML neste sábado (6), às 19 horas, para evidenciar que a cena local é rica em estilos e, ano após ano, continua oferecendo som de qualidade ao público. Os shows são gratuitos e fecham a 6ª edição do projeto.
Octopus é um grupo instrumental, que nasceu de jam sessions em que os músicos tocam sem saber o que vem pela frente, mas, o resultado é tão bom que só poderia acabar em banda. A formação conta com Daniel Loureiro (guitarra), Lucas Figueiredo (bateria) e João Yamamoto (baixo). O grupo se inspira no rock progressivo. Mas também se deixou levar pelo jazz, MPB e música clássica.
Formado por multi-instrumentistas, o trio consegue criar atmosferas diferentes para cada música. As músicas que o Octopus vem trabalhando, em repertório desenvolvido desde 2016, estão sendo lapidadas nos shows para integrarem o primeiro EP do trio, em projeto que conta com o patrocínio do Programa Municipal de Incentivo à Cultura (PROMIC). Em maio deste ano, o grupo deve gravar cinco músicas.
Com uma estética muito própria, o Aminoácido fecha a noite do Banda Nova. O grupo está entrando no terceiro ano de trabalho e já lançou os álbuns “Meticuloso” (2017) e “Sem Açúcar” (2018). Ambos fazem parte de um mesmo universo concebido para o som de Thiago Franzim (guitarra e voz), Douglas Labigalini (bateria), Lugue Henriques (contrabaixo), João Bolognini (percussão), Cristiano Ramos Pereira (guitarra e voz) e Fabio Tanaka Santos (sax tenor). O grupo segue turnê pelo país, com patrocínio PROMIC.
O rock progressivo e derivações formam a principal influência do grupo, que tem como um de seus ícones Frank Zappa.
Banda nova – No total, 12 bandas se apresentaram na temporada. Foram seis shows, sendo dois grupos por noite, totalizando 10 horas de música e 50 músicos envolvidos. Esses são alguns números desta edição do Banda Nova, que contou com incentivo do PROMIC.
O projeto estimula a música contemporânea produzida na região ao selecionar grupos que não têm visibilidade no mercado e que fazem som autoral ou original. Além de Octopus e Aminoácido, nesta edição, passaram pelo palco do Centro Cultural Sesi/AML, as bandas Surface e Diogo Morgado Quartet, Aruandê e Wood Surfers, Casa da Dona Alice e Etnyah, Búfalos D’Água e De um Filho, De um Cego, Sincopaduo e David Mour.
O coordenador geral do Banda Nova, Silvio Ribeiro considera os vários avanços do projeto. “Principalmente, em termos de produção, captação de áudio, vídeo, qualidade do material. Tudo isso, graças aos profissionais que trabalharam com a gente no projeto e também pelo patrocínio do PROMIC. Essa qualidade refletiu no interesse do público, que cresceu ao longo da edição. A gente viu o público praticamente triplicar em relação às edições de anos anteriores”, afirma Silvio.
O produtor João Ribeiro ressalta que, além de manter a qualidade de produção dos shows, a temporada produziu um material importante de registro das apresentações. “A partir desses shows, conseguimos produzir materiais bem bacanas de fotos e audiovisuais. Entregamos para as bandas registros na íntegra dos shows, inclusive esses registros estão sendo postados no canal do projeto no YouTube. Vale a pena entrar lá e conferir. Tem todos os shows completinhos”, comemora João Ribeiro.
Mais sobre o Banda Nova – Já passaram pelo projeto mais de 150 bandas e cerca de 600 músicos. O Banda Nova faz parte da história de músicos, alguns com destaque nacional, como Cluster Sisters, Vitor Conor, Maracutaia do Samba, The Brotherhoods, Marujo Cartel, Bemol Blues Band, Samba 172, Castores e Patos, MC Sergin, Marquinhos Diet, Lobisomem, Mucambo de Banto, entre outros.
Para a imprensa: outras informações podem ser obtidas com os produtores do Banda Nova, Silvio Ribeiro e João Ribeiro – contatos com o Núcleo de Comunicação da Prefeitura
Texto: N.Com com informações da Assessoria de Imprensa