Barbosa anuncia criação de Assessoria Especial de Acessibilidade
O órgão, com status de secretaria municipal, será ocupado pelo servidor José Giuliangeli de Castro, o Zezinho, e terá o objetivo de criar ações de inclusão social
prefeito de Londrina, Barbosa Neto, anunciou hoje (13), durante a coletiva semanal, a criação da Assessoria Especial para Assuntos de Acessibilidade, que será ocupada pelo servidor municipal José Giuliangeli de Castro. Servidor municipal há 11 anos, Zezinho, como é conhecido, é fisioterapeuta e trabalha há oito anos na Unidade de Saúde Básica do Vivi Xavier.
Especialista em Saúde Coletiva pela Universidade Estadual de Londrina, Zezinho é fundador da Associação dos Deficientes Visuais de Londrina e vice-presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência da cidade.
De acordo com o prefeito, a Assessoria Especial para Assuntos de Acessibilidade vai funcionar numa sala anexa ao gabinete e terá status de Secretaria. “A unidade administrativa vai auxiliar na criação de alternativas para combater não somente as barreiras arquitetônicas, mas também as barreiras sociais, como o preconceito e a falta de esclarecimentos da população, no que se refere às pessoas com deficiência”, definiu.
Barbosa Neto reforçou que, nas obras públicas, a prefeitura já está respeitando a acessibilidade, que podem ser notadas nas reformas das escolas municipais, do calçadão e nas calçadas do terminal central, além de ações articuladas de inclusão social, como a nova agência do Sistema Nacional de Emprego de Londrina (Sine). “O Zezinho vai desenvolver um grande trabalho. Nós, obviamente, não temos recursos financeiros, mas muitas vezes não necessitamos tanto de verba, mas sim de pessoas que tenham iniciativas”, salientou o prefeito.
Por enquanto, o fisioterapeuta continua exercendo sua função no Vivi Xavier, pela manhã,e, no período da tarde, vai para a prefeitura trabalhar na criação efetiva da secretaria de Acessibilidade. “Desde o início da minha carreira profissional como fisioterapeuta, eu acompanho o desenvolvimento urbano de Londrina, e ser convidado para ocupar um cargo como este, é uma honra e também fortalece todo um segmento de luta na questão de pessoas com deficiência”, destacou Zezinho.
O assessor reforçou que, a partir do momento que as gestões administrativas começarem a fazer todas as obras públicas pautadas na acessibilidade, os cidadãos com alguma deficiência vão começar a ter uma vida mais humana. Castro comentou a importância das pessoas conviverem com diferentes indivíduos; porém, com um olhar igual para o mundo, onde todos têm condições iguais de acessibilidade.
O servidor disse que pretende trabalhar junto com todas as secretarias, para viabilizar formas de acessibilidade às pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida, bem como na inclusão social, como nas áreas de educação, através de criação de dispositivos que facilitem o acesso à informação arquitetônica e capacitação profissional dos indivíduos.
Zezinho afirmou que vai buscar, junto com o prefeito, verba do governo federal para a Acessibilidade, que tem um plano nacional para esse segmento. Porém, deve haver recursos disponíveis para Londrina, que será administrado para atender aos anseios da população com deficiência.