As secretarias começam hoje ações de pintura, limpeza, capina e roçagem das vias públicas na região; após o dia 9 de abril, o grupo se desloca para a região sul
Da Redação
n.com@sercomtel.com.br
Começa hoje (29) e vai até o dia 9 de abril o mutirão Cidade Limpa na zona norte de Londrina. Composto pelas secretarias municipais de Obras, Meio Ambiente (Sema) e Companhia Municipal de Trânsito e Urbanização (CMTU). A ação contará com 170 pessoas, uma retroescavadeira, três caminhões pneumáticos, um caminhão espargidor, sete caminhões basculantes, dois caminhões pipas, um policorte, duas pás carregadeiras, uma Kombi e uma máquina de meio fio.
Serão atendidos os bairros São Jorge, Maria Celina, Chefe Newton, José Giordano, Vivi Xavier, Parigot I, II e III. No caso do bairro São Jorge, as operações de limpeza estão acontecendo desde a semana passada, no local foram retirados 60 caminhões de entulhos contendo, principalmente, sobras de construções, telhas de barro, pneus velhos e galhos de árvores provenientes de podas e cortes. A previsão da CMTU é que serão retirados mais dez caminhões de lixo.
O secretário municipal de Obras, Marcello Teodoro, explicou que no bairro São Jorge, as atividades do mutirão vão dar continuidade a outra ação desenvolvida pela prefeitura de Londrina, realizada no último o “Viver em Londrina é bom demais”. “Não é possível resolver todos os problemas somente em um dia”, salientou o secretário.
Teodoro evidenciou também que a iniciativa tem como objetivo a concentração de um grupo de trabalhadores cedidos pelas três secretarias envolvidas que devem completar diferentes trabalhos em uma determinada região, resolvendo os principais problemas da comunidade. O secretário comunicou que será feito um rodízio pela cidade, para atender a todos os bairros, partindo da região norte e seguindo para a região sul.
Os locais atendidos vão receber poda, erradicação e plantio de árvores, plantio de grama, além de controle de cupim; capina, roçagem, notificação de terrenos particulares e retirada de entulhos; varrição e lavagem das vias públicas, bem como a limpeza de bueiros; pintura e reforma de meio fio, pintura e reforço de sinalização horizontal e vertical; sinalização e pintura dos pontos de ônibus. Serão feitas ainda a manutenção da iluminação pública, das galerias de água pluvial, operação tapa-buracos nos locais mencionados, além da retirada de possíveis criadouros de dengue.
O presidente da CMTU, Nelson Brandão, falou que ações conjuntas como estas são importantes para sanar problemas concentrados em um local. O secretário informou que já foi feita uma operação como esta próximo ao Moinho Dona Benta, e deu certo, pois todos trabalham em parceria, deixando o local com uma estrutura completa. Brandão lembrou que todas as secretarias vão desenvolver seus trabalhos diários normalmente e paralelamente ao mutirão.
O diretor operacional da Sema, Sidney Antonio Bertho, falou sobre a logística do Cidade Limpa, que agrega forças de todos os serviços públicos em complemento um ao outro. “Enquanto é feita a capina e o recolhimento de entulhos, nós fazemos o plantio de novas árvores e grama, erradicamos árvores mortas, entre outras funções previstas pela Sema”, concluiu.
Após terminados os serviços na região norte, toda a equipe de operários e equipamentos vão se dirigir à zona sul da cidade, entre os dias 12 e 23 de abril, e realizar os mesmos procedimentos nos bairros União da Vitória, Jamile Dequech, Saltinho, Cafezal, Ouro Branco, São Lourenço, Parque das Indústrias, entre outros no entorno.