Cidade

Concurso para Guarda Municipal realiza segunda fase

A organização do concurso para a Guarda Municipal de Londrina  realiza a segunda fase nos dias 9 e 10 deste mês


Nos dias 9 e 10,  700 candidatos aprovados no concurso para a Guarda Municipal de Londrina farão a segunda fase. Nesta etapa, os candidatos vão fazer o teste de aptidão física, correndo até 2.400 metros, passando para a resistência nas barras e por fim, vão passar pelo suttlerun, prova que mede a coordenação motora e velocidade dos candidatos.
Do total de candidatos, somente 50% vão para a terceira etapa: avaliação psicológica e psicotécnica. Até o final de fevereiro, serão selecionados 250 candidatos aprovados ainda nas etapas de investigação de conduta, exames médicos e curso de formação. Destes, 200 serão nomeados para iniciarem suas atividades na guarda municipal.
Os aprovados serão distribuídos por todo o município da seguinte forma: guarda escolar; guarda comunitária rural; centro integrado de atendimento ao cidadão; centro integrado de defesa social; além dos canis, cavalaria e o grupo de operações especiais.
Segundo o secretário da Defesa Social, Benjamin Zanlorenci, a guarda municipal foi um desafio para a atual gestão. Para Zanlorenci, Londrina há tempo precisava de um projeto como este. “O prefeito definiu a segurança como prioridade”, salientou.
Guarda municipal
Aprovada no dia 27 de agosto de 2009, a Guarda Municipal deve atuar em articulação com a Polícia Militar e Civil, para possibilitar mais segurança aos londrinenses. Pela proposta, a Guarda será composta por 200 homens contratados através do concurso público ,com atuação em turnos diurno, noturno, finais de semana e feriados.
A guarda será armada e todos os homens desempenharão suas funções devidamente uniformizados. De acordo com o projeto, os profissionais da guarda terão porte de arma em prévia e competente autorização, conforme determina a legislação específica. A cada dois anos, os servidores deverão ser submetidos ao teste de capacidade psicológica.
Defesa Social
A Secretaria Municipal de Defesa Social está funcionando na avenida JK, nº978, das 8 às 18 horas. Ela foi composta com servidores municipais transferidos de outras secretarias.
(Londrina, 4 de janeiro de 2010)

Etiquetas
Mostrar mais

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Compartilhamentos