Cidade
Padre Roque participa de formatura no Tiro de Guerra
Prefeito acompanha amanhã (dia 7), às 20h, a entrada dos novos 125 recrutas; solenidade terá também a posse de José Roque Neto como diretor do órgão militar

Conforme ele, o prefeito, além de participar de toda a cerimônia de apresentação dos novos atiradores, será, também, empossado como diretor do Tiro de Guerra de Londrina. “Vamos fazer a solenidade, com a incorporação dos novos recrutas e a posse do padre Roque junto à diretoria do TG”, comentou. O sargento destacou que a formatura de incorporação ocorre em todo início de ano no órgão militar. “Os novos recrutas entram como civis e saem como integrantes do Exército Brasileiro. Após a posse do novo diretor, haverá a execução do Hino Nacional e o desfile dos atiradores em continência às autoridades presentes”, explicou.
O Tiro de Guerra de Londrina é mantido no município desde 1.947, por meio de uma parceria entre a prefeitura e o Exército Brasileiro. Desde então, aproximadamente 200 jovens da cidade, com idade entre 18 e 19 anos, cumprem, anualmente, o Serviço Militar Obrigatório de 1º de março a 1º de dezembro.
A poder público municipal é responsável pelas instalações do prédio, assim como material de expediente, locomoção e funcionamento. Já o Exército entra com os profissionais, armamento, munição e fardamento. Cerca de 4 mil jovens se alistam no ano em que completam a maioridade na Junta de Serviço Militar, no período de 2 de janeiro a 30 de abril. Se for aprovado, o candidato serve no ano seguinte.
(Londrina, 6 de março de 2009)
Foto ilustrativa de Luiz Jacobs