Sarau das Pretas busca fortalecer e divulgar a cultura afro-brasileira
Evento fecha o ciclo de atividades realizadas pelo Coletivo Luiza Mahin desde outubro de 2018

Neste sábado, a partir das 18h, será realizado o Sarau das Pretas – YÁ MUKUMBY VIVE!, que tem por objetivo fortalecer e divulgar a cultura afro-brasileira em Londrina. O evento acontecerá na Vila Cultural Cemitério de Automóveis, localizada na Avenida Arthur Tomas, 342. A entrada é gratuita.
Esta será a terceira e última edição do encontro, que terá como homenageada a londrinense Dona Vilma, também conhecida como Yá Mukumby, vítima de feminicídio em 2013 e representante da força da mulher negra e do respeito à ancestralidade e aos saberes das religiões de matriz africana.
O projeto é coordenado pelo coletivo de mulheres negras Luiza Mahin e conta com patrocínio da Prefeitura de Londrina, por meio do Programa Municipal de Incentivo à Cultura (Promic). O evento fecha o ciclo de atividades realizadas pelo Coletivo desde outubro de 2018 e é um Pré-Londrix, Festival Literário de Londrina que acontece de 6 a 11 de maio.
A programação contempla uma instalação artística, que será montada para a apresentação dos resultados das oficinas feitas ao longo do mês de abril e para uma exposição que contém imagens colhidas durante todo o processo. O Sarau contará também com a participação especial do DJ Jô Moreno, que valoriza a black music em seu repertório.
O Centro Esportivo de Capoeira Angola (CECA) realizará uma roda de capoeira em homenagem a outra atração da noite: o maranhense Tião Carvalho, cantor, compositor, ator, dançarino e produtor cultural, que combina em sua arte os ritmos e gêneros do Nordeste com as fontes ancestrais africanas.
A tradicional Feirinha também estará presente no local, reunindo produtores e artesãos locais e gastronomia popular, além do Espaço Erê, destinado às crianças. Todas as atividades contam com o patrocínio do Promic e produção da PÁ! Artística.
Para a imprensa: outras informações sobre contato para entrevistas podem ser obtidas no N.com, no 3372-4188.
N.com com informações da assessoria do evento