Paraná e São Paulo unidos pela bacia do Paranapanema
Comitê lançado hoje em Londrina vai direcionar ações de preservação do rio; Prefeito padre Roque diz que momento é histórico para o País
Salvador Francisco
n.com@sercomtel.com.br
O prefeito de Londrina, José Roque Neto, “padre Roque”, representou hoje (dia 6), os 267 prefeitos dos estados do Paraná e São Paulo, na assinatura do Plano de Gestão Integrada da Bacia Hidrográfica do Rio Paranapanema, que aconteceu pela manhã, no auditório da Sociedade Rural do Paraná (SRP). Também assinaram o documento o presidente da Agência Nacional de Águas (ANA), José Machado; o secretário de Estado do Meio Ambiente do Paraná (Sema-Pr), Rasca Rodrigues; o secretário de Estado do Meio Ambiente de São Paulo, Francisco Graziano; e o presidente da Comissão de Meio Ambiente da Assembléia Legislativa do Paraná, deputado Estadual Luiz Eduardo Cheida (PMDB).
Também participaram do ato os prefeitos das cidades que compõem a Bacia Hidrográfica do Rio Paranapanema, nas margens do Paraná e de São Paulo; a coordenadora da Região Metropolitana de Londrina (RML), Elza Correia; a promotora do Meio Ambiente de Londrina, Solange Novaes Vicentin; o deputado federal Luiz Carlos Hauly (PSDB); o coordenador do Comitê das Bacias Hidrográficas do Paraná, Sérgio Roberto Bahls; e os representantes dos Comitês de Bacias Hidrográficas do Paraná e São Paulo. A primeira reunião prática de trabalho dos integrantes do Plano de Gestão assinado hoje está marcada para o dia 26 deste mês, na cidade de Ourinhos (SP).
Falando em nome dos 267 prefeitos que integram a bacia do rio Paranapanema, o prefeito José Roque Neto destacou que o Plano de Gestão assinado hoje demonstra a preocupação dos dois estados e do Governo Federal com as futuras gerações e a qualidade de vida da população. “O plano é de fundamental importância na vida de cerca de 4 milhões de pessoas que habitam na bacia hidrográfica do rio. Ele representa um marco na história ambiental das regiões sul e sudeste do País”, afirmou padre Roque.
O secretário de Estado do Meio Ambiente do Paraná, Rasca Rodrigues, lembrou que este é o primeiro plano de ação integrada de preservação de um rio que envolve dois estados brasileiros, sendo pioneiro nesta preocupação. Ele também destacou que o deputado Luiz Eduardo Cheida foi autor do projeto de Lei que instituiu o “Dia do Paranapanema”, que será comemorado todo dia 27 de agosto, e fez uma homenagem ao ambientalista londrinense João Batista Moreira de Souza, o “João das Águas”, idealizador do projeto “Rio da Minha Rua”.
O secretário de Estado do Meio Ambiente de São Paulo, Francisco Graziano, conhecido em todo o país pela luta ambiental como Xico Graziano, recordou a primeira reunião entre os dois estados, ocorrida na cidade de Avaré (SP). “É de fundamental importância este exemplo que estamos dando para o País. A unificação das bacias hidrográficas trará maior garantia de ação às equipes técnicas dos dois estados”, afirmou Graziano.
O presidente da Agência Nacional de Águas (ANA), José Machado, elogiou a iniciativa pioneira de Paraná e São Paulo, garantindo que os moldes do plano será levado para outras regiões do País. Referindo-se à diversidade brasileira, onde algumas regiões têm muita água e outras enfrentam a seca, Machado disse esperar contribuir para muitas ações concretas que protejam as nossas bacias hidrográficas porque, segundo ele, a questão ambiental não é romântica, e sim real.
(Londrina, 6 de março de 2009)