Cidadão
Campanha contra violência à mulher ganha forte adesão
Prefeito assinou a campanha virtual nacional “Homens Unidos Pelo Fim da Violência Contra as Mulheres” em solenidade hoje; 5º BPM também aderiu à campanha

O comandante do 5º BPM, tenente coronel César Kogut, que assinou o abaixo-assinado logo após o prefeito, explicou que o batalhão aderiu à campanha com o objetivo de sensibilizar não só a população, mas os próprios policiais e funcionários que integram os serviços da guarnição. “Todos do órgão militar vão entrar no site da campanha e aderir ao objetivo que é a união dos homens pelo fim da violência contra a mulher. A prevenção disso se faz, não só com os policiais nas ruas, mas com ações positivas como esta”, destacou.
Kogut ressaltou que campanhas do tipo são importantes por que orientam os homens e as mulheres, em relação aos seus direitos. “Recebemos o convite da Secretaria da Mulher e concordamos com o apoio imediatamente. O 5º BPM sempre quer estar presente junto às iniciativas do tipo”, comentou o comandante.
A secretária da Mulher, Sandra Nishimura, agradeceu a presença de todos, desde os policiais à equipe da secretaria e do CMDM. “É muito importante que a polícia faça a adesão à campanha, já que ela é um elemento muito importante da segurança pública no município”, citou. Segundo ela, este enfrentamento à violência contra a mulher deve ocorrer por meio de uma rede de proteção, que envolve poder público municipal e entidades interessadas. “Dentre elas, destacamos a PM, que sempre apoia as nossas ações e os eventos feitos em melhorias para esta rede de proteção”, enfatizou.
O prefeito de Londrina disse que tanto a administração municipal quanto o 5º BPM estão a serviço da comunidade. “Por isso, é importante que, em iniciativas como esta, haja uma ação conjunta, uma corrente que beneficie todos os cidadãos e cidadãs londrinenses”, destacou. Conforme ele, a assinatura efetivada no site da campanha é apenas um símbolo do que deve ser feito. “Devemos deixar a hipocrisia de lado e viver realmente como a ação prevê, unidos e lutando contra a violência às mulheres”, salientou.
A cerimônia que firmou o apoio do 5º Batalhão da Polícia Militar de Londrina à campanha nacional “Homens Unidos Pelo Fim da Violência Contra as Mulheres” integra a programação da XVII Semana Municipal da Mulher. Ela é realizada na cidade, durante todo este mês, pela Prefeitura de Londrina, por meio da Secretaria Municipal da Mulher. A iniciativa engloba diversas atividades e eventos, que demarcam o Dia Internacional da Mulher, comemorado no último domingo (dia 8) em todo o país.
A campanha
O município participa desta campanha nacional desde o último mês de dezembro e ela começou a ser efetivada no país em fevereiro do ano passado. A proposta é uma iniciativa da Organização das Nações Unidas (ONU) e o Brasil foi o primeiro país a aderir à campanha.
O interessado em ajudar na campanha deve acessar o site www.homenspelofimdaviolencia.com.br e assinar o abaixo-assinado presente no endereço eletrônico. Até agora, mais de 38 mil homens já assinaram a lista e, o objetivo da iniciativa, é atingir a marca de 90 mil assinaturas.
(Londrina, 12 de março de 2009)