Cidadão

CMPIR promove conferência de igualdade racial

Conselho quer a participação das diferentes etnias; deliberações serão levadas para encontro estadual


81277afe1cc2d46949d25c00801e28f3Na próxima sexta-feira, dia 8, o Conselho Municipal de Promoção da Igualdade Racial (CMPIR) estará promovendo a II Conferência Municipal da Igualdade Racial. Será às 18h30, no auditório do Centro de Educação Infantil (CEI) Valéria Veronezzi, a Super Creche, que fica na rua Benjamin Constant, nº 800, no centro do município. A inscrição é gratuita e pode ser feita pelo email cmpir@londrina.pr.gov.br ou no encontro.
A Conferência Municipal é uma preparação para a conferência regional, a estadual e  a nacional.  Segundo o presidente do CMPIR, Idalto José de Almeida, o momento  servirá para refletir e debater a temática nacional, assim como o plano nacional de promoção da igualdade racial. Ele chamou a atenção para a importância das diferentes etnias participarem. “Não queremos uma conferência que contemple somente uma etnia, mas sim um encontro com a presença do indígena, do negro, da comunidade japonesa e das demais etnias presentes e marcantes na história do país e de Londrina”, destacou o presidente.
Na Conferência além de serem tirados os delegados para o encontro regional e estadual, serão avaliadas as diretrizes para a implementação do Plano Nacional de Promoção da Igualdade Racial da cidade visando a igualdade racial . Também serão definidas as diretrizes que possibilitem o fortalecimento das políticas de promoção da igualdade racial, na perspectiva de superação das desigualdades raciais ainda existentes.
Almeida considera que muito já foi feito pela igualdade racial. Ele exemplificou com a adesão, por parte do município, ao Termo de Adesão ao Fórum Intergovernamental de promoção da igualdade racial. “Mas, há ainda muito o que avançar. Precisamos implantar,efetivamente a  Lei Federal nº 10.639, que torna obrigatório o ensino das disciplinas de História Africana e História Afro-Brasileira na rede pública de educação, assim como a Lei Federal nº 11645/ 2008 que torna obrigatório o ensino da história indígena no ensino fundamental e médio, nas escolas brasileiras públicas e particulares”, declarou Almeida.
A Conferência Regional será realizada no próximo sábado, dia 9, em Apucarana. Já a Conferência Estadual será no dia 23 de maio, em Curitiba. A II Conferência Nacional de Promoção da Igualdade Racial será de 26 a 28 de junho, em Brasília.
(Londrina, 6 de maio de 2009)
Foto: Luiz Jacobs

Etiquetas
Mostrar mais

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Compartilhamentos