Semana de enfrentamento à violência encerra sábado
Profissionais são reunidos, por região, em palestras que abordam os diferentes tipos de violência e divulgam o uso de uma ficha única de notificação
Sônia Lenira
n.com@sercomtel.com.br
A VIII Semana Municipal de Enfrentamento à Violência Contra Crianças e Adolescentes, promovida pelo Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS) 3, prossegue até sábado, dia 23. A programação inclui palestras nos períodos da manhã e tarde, no Centro Pastoral, localizado na rua Dom Bosco, nº145. Participam profissionais da rede de assistência, educação e saúde.
O Objetivo é abordar profissionais das diversas políticas públicas – educação estadual e municipal, saúde e assistência social – que atendem crianças e adolescentes de Londrina no sentido de sensibilizar, orientar e informar sobre as alterações no serviço de atendimento a crianças e adolescentes em situação de violência. Nos dois primeiros dias participaram 180 profissionais das regiões oeste e centro. Hoje participam os profissionais da região norte; amanhã da leste; sexta-feira, pela manhã, estarão presentes representantes de todos os distritos e o período da tarde, será destinado à região sul.
A educadora social e membro da organização da semana, Viviane Tamihe Kawasaki, contou que os participantes têm colocado situações que enfrentam no cotidiano. “Além da troca de experiências entre os participantes, a palestra é importante porque permite que profissionais da mesma região, mas de locais diferentes de trabalho, possam se conhecer.”
Nas palestras são abordados os diferentes tipos de violências existentes; o uso de uma ficha única de notificação de violência contra crianças e adolescentes, por toda a rede de assistência e são apresentadas as alterações feitas no CREAS que neste ano ampliou o atendimento. Até dezembro, o CREAS funcionava como programa Sentinela e eram atendidos os casos de abuso e exploração sexual, neste ano o trabalho foi ampliado e passou a atender todas as formas de violência
A semana é uma referência ao Dia Nacional de Combate ao Abuso e Exploração Sexual de Criança e Adolescente, comemorado no dia 18 de maio. No dia 23 de maio, no calçadão, em frente ao Banco Itaú, das 9h às 13 h, será realizado um Ato Público com o objetivo de mobilizar a sociedade para as situações de violência existentes e divulgar os procedimentos de denúncia como instrumento de interrupção do ciclo de violência na vida de crianças e adolescentes em Londrina.
O CREAS é um serviço público do governo federal em parceira com a Prefeitura de Londrina e coordenado pelo Núcleo Social Evangélico de Londrina, localizado na rua Ibiporã, nº 578. O atendimento é feito de segunda a sexta-feira, das 8h às 18 h.
(Londrina, 20 de maio de 2009)
Foto: Luiz Jacobs