Destaques

Profissionais da Educação passam por formação integrada

Especialista conversou com os coordenadores e diretores escolares sobre o direito das crianças e dos adolescentes e a resolução de questões do dia a dia no ambiente escolar

Para ajudar os profissionais da educação a tomarem decisões acertadas sobre como proceder diante de situações que lidam com os direitos e deveres das crianças e dos adolescentes, a Prefeitura de Londrina, por meio da Secretaria Municipal de Educação (SME), realizou nesta sexta-feira (24) uma formação para os diretores e coordenadores das escolas municipais e Centros Municipais de Educação (CMEIs) de Londrina e representantes de outros 19 municípios do Núcleo Regional de Educação (NRE).

A atividade teve início às 8 horas, na sede do Rotary Clube – Casa da Amizade, e deve ser finalizada por volta das 17 horas desta sexta-feira. Durante o dia todo, cerca de 320 profissionais participam de palestra especializada, como a ministrada por Ângela de Mendonça, que é pedagoga, bacharel em Direito, especialista em Planejamento e Administração Pública, além de especialista em Direito Educacional e de debates sobre o assunto.

Ângela falou sobre “O Direito Educacional no cotidiano das escolas” e explicou que com as mudanças ocorridas na sociedade com relação a estruturação familiar e as conjunturas do Direito é importante que os educadores estejam preparados para lidar com as mudanças e se atentem às normas estabelecidas no Estatuto da Criança e Adolescente (ECA).

Além disso, segundo a especialista à luz do Direito, as práticas pedagógicas têm respostas diferentes. Por isso, a ideia da palestra é revisar as práticas pedagógicas olhando para o ordenamento jurídico, assim como para a Lei de Diretrizes e Bases e para o Código Civil Brasileiro. Assim, os profissionais recebem uma formação especializada sobre os direitos das crianças e dos adolescentes, como o de aprender, de ser corrigido, a ter a presença de um adulto e o dever que os educadores têm em não se omitirem diante de situações de violência contra os menores de idade.

“No Direito, a doutrina e a jurisprudência chamam isso de Garantes, porque quando crianças e adolescentes estão sob nossa guarda e responsabilidade temos que usar todos os esforços para que a proteção a eles se dê de maneira integral. Hoje, é um espaço para discutirmos esses temas, a educação contemporânea à luz do ordenamento jurídico brasileiro e como a escola pode se tornar um espaço de proteção para as crianças”, explicou a especialista.

O prefeito Marcelo Belinati lembrou que várias outras formações já foram ministradas aos profissionais da Secretaria Municipal de Educação, como foram abertas mais de 4 mil vagas para os cursos e 20 palestras foram desenvolvidas para a capacitação desses servidores. “Desde quando assumimos a Prefeitura de Londrina, temos feito cursos para a formação continuada para os educadores, no sentido de esclarecermos as dúvidas que surgem em situações do dia a dia. A intenção desse encontro é tratarmos os direitos das crianças e dos adolescentes, pontuando o dia a dia na escola e de que maneira os educadores devem e podem se portar. É mais uma ação no sentido de valorizarmos os profissionais da educação e conseguirmos melhorar o nível de qualidade do ensino na cidade”, finalizou o prefeito.

Já a secretária municipal de Educação, Maria Tereza de Moraes, ressaltou que esta é a primeira vez que a especialista vem a Londrina trabalhar com os servidores públicos do município e que isso só tem a agregar na maneira de entender as crianças como sujeitos de direitos, de forma a agir sempre em constância e observância à lei vigente no país, estado e no município.

“Nós trabalhamos para garantir aos alunos, o direito à aprendizagem, mas isso envolve várias questões como direito de família, guarda compartilhada, como a escola se comporta em relação a tudo isso. São várias questões dos direitos das crianças que devem ser preservadas e que os profissionais da educação precisam se atentar, por isso hoje trouxemos a advogada e pedagoga, Ângela Mendonça, que trabalha no Ministério Público do Paraná, para trabalharmos as questões pedagógicas com o viés do Direito”, explicou Maria Tereza.

Ainda durante o evento, o prefeito listou diversas obras e melhorias pelas quais as várias secretárias municipais e órgãos públicos municipais vêm recebendo. Entre elas, ele lembrou das construções de salas de aulas e de unidades escolares espalhadas por todas as regiões da cidade. A lista de obras pode ser conferida abaixo.
A realização da capacitação é da Secretaria Municipal de Educação (SME), que desenvolve a ação dentro do seu programa de formação continuada Escola de Gestores.

Obras para Educação
1. Na Escola Municipal Carlos Kraemer (Jardim Castelo) estão sendo feitos dois blocos, em que serão construídas mais 12 salas de aula, instalações sanitárias e área para circulação.
2. Escola Municipal Francisco Pereira de Almeida Junior (Conjunto Habitacional Guilherme Pires) foram construídos dois blocos novos para ampliar a escola, com mais oito salas de aulas, espaços complementares e corredores.
3. Escola Municipal Edmundo Odebrecht (Distrito da Warta) também estão sendo feitas obras para a construção de uma nova escola completa com 11 salas de aula e quadra poliesportiva coberta.
4. Escola Municipal Ignez Corso Andreazza (Conjunto Habitacional Vivi Xavier) um bloco novo está sendo feito com quatro salas de aulas e banheiros.
5. Escola Municipal José Gasparini (Conjunto Habitacional Farid Libos) está sendo feito um bloco com quatro salas de aula, banheiros, refeitório, cozinha, sala de coordenação pedagógica e sala de professores.
6. Escola Municipal Jovita Kaiser (Conjunto Habitacional Alto da Boa Vista) obra de caucionamento em parceria com a Secretaria Municipal de Educação, em que estão sendo construídas três salas de aula, instalações sanitárias e área de circulação.
7. Escola Municipal Moacyr Teixeira (Conjunto Habitacional Maria Cecília) está em andamento um novo bloco com duas salas de aulas, banheiros, cozinha, refeitório, sala para os professores e para a coordenação pedagógica para a educação infantil.
8. Escola Municipal Neman Sahyun (Conjunto Habitacional Ruy Virmond Carnascialli) estão sendo feitas duas salas de aulas e área para circulação.
9. Escola Municipal Ruth Ferreira de Souza (Parque Universitário) obra de caucionamento com a construção de três salas de aula, uma sala de contraturno escolar e uma área de circulação.
10. Escola Municipal Joaquim Pereira Mendes (na Gleba Palhano) está em funcionamento e recebeu 12 salas de aulas para acomodar 648 alunos.

Unidades para Proinfância
11. Proinfância Santa Cruz (zona norte) está em andamento a construção de um Proinfância projeto Tipo 1 contando com 10 salas de aulas, sendo dois berçários, bloco administrativo e de serviço, pátio coberto, refeitório, pátio descoberto e playground.
12. Proinfância Jardim Belleville (zona norte) estão sendo feitas cinco salas de aulas, sendo um berçário, sala multiuso, solário, lactário, salas para professores, direção escolar, coordenação, cozinha, refeitório e playground.
13. Proinfância Jardim José Bastos (zona sul) projeto tipo 2 com a construção de duas salas de aula, sendo um berçário, sala multiuso, solário, lactário, sala dos professores, direção, coordenação, cozinha, refeitório e playground.
14. Proinfância Jardim Tarumã (zona leste) construção de um projeto tipo 2 com cinco salas de aulas, sendo um berçário, sala multiuso, solário, lactário, salas dos professores, direção coordenação, cozinha, refeitório e playground.
15. Proinfância Lerroville (zona rural) também está sendo feito um Proinfância Projeto Tipo 2, cinco salas de aula, sendo um berçário, sala multiuso, solário, lactário, sala dos professores, direção, coordenação, cozinha, refeitório e playground.

Outras informações podem ser obtidas com a secretária municipal de educação, Maria Tereza de Moraes, pelo 3375-0022.

Etiquetas
Mostrar mais

Ana Paula Hedler

Gestora de Comunicação, formada em Jornalismo pela Universidade Estadual de Ponta Grossa, especialista em Comunicação com o Mercado pela Universidade Estadual de Londrina e Mestre em Ciência Política pela Universidade Federal do Paraná.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Compartilhamentos