Apresentações teatrais do projeto “Nós em Rede” chegam a Bela Vista do Paraíso
As atrações são os espetáculos “O Deserto da Memória” e “Infernal: vozes de Dostoiévski”, dias 1 e 2 de junho; entrada é gratuita e 100 ingressos serão distribuídos no local

Dois espetáculos do grupo Nós de Teatro, de Londrina, serão atrações no próximo fim de semana, dias 1 e 2 de junho, em Bela Vista do Paraíso, no norte do estado. A programação faz parte do projeto “Nós em Rede”, que está promovendo uma circulação para levar as peças até três cidades da região, com um total de seis datas agendadas. O giro teve início na última semana, na cidade de Jacarezinho, que recebeu eventos nos dias 24 e 25 de maio. A última parada vai ser em Rolândia, com datas a confirmar. A iniciativa conta com patrocínio da Secretaria Municipal de Cultura, por meio do Programa Municipal de Incentivo à Cultura (PROMIC).
Em Bela Vista, o primeiro espetáculo será “O Deserto da Memória”, no sábado (1), às 20h30, no centro social da Paróquia São João Batista, na Avenida José Manoel do Reis, 523. A entrada é gratuita e a classificação do evento é de 10 anos. Os ingressos serão distribuídos no local uma hora antes de cada apresentação.
A peça transcorre em torno de um local místico, uma espécie de deserto que possui consciência própria, funcionando como um cérebro que se lembra e esquece das coisas aos poucos, conforme vão sendo enterradas e desenterradas na areia. Lugar onde estão sepultados os corpos daqueles que lutaram contra um autoritário governo. Vários caminhos se entrecruzam ao longo das cenas. Uma velha segue à procura de uma pessoa que há muito tempo não visita; um velho se perde de seu menino; uma menina brinca entre as dunas, descobrindo objetos e suas histórias. Enquanto alguns buscam memórias escondidas, outros preferem que as coisas permaneçam no esquecimento.
O grupo Nós de Teatro também se apresenta na cidade domingo (2), às 20h30, no mesmo local, com entrada livre. Na oportunidade, a atração é “Infernal: Vozes de Dostoiévski”, monólogo de um ato construído a partir da obra “Irmãos Karamázov”, de Fiodor Dostoievski. A faixa etária indicada é de 14 anos e os ingressos também serão distribuídos uma hora antes do evento.
Após a perda de seu filho, um homem entra em desespero profundo. Encarnando as vozes e as dores de várias personagens de Dostoievski (Capitão Sniéguiriov, Dmitri, Ivan, Aliócha, Lise, Grúchenka), reflete sobre temas como a existência do sofrimento, a importância do amor entre os homens, a desigualdade social, as feiuras e bonitezas do mundo. É um espetáculo sobre o amor e também sobre maldade.
Para as duas apresentações a quantidade de ingressos disponíveis ao público é limitada em 100 unidades.
De acordo com José Paulo Brisolla, ator e um dos diretores e criadores dramatúrgicos do grupo Nós de Teatro, as expectativas para a segunda etapa de apresentações do projeto são as melhores. “Os espetáculos iniciais, em Jacarezinho, contaram com bons públicos e plateias participativas. O momento de bate-papo que nós fazemos após o encerramento foi muito rico e produtivo, onde os próprios espectadores, dentre os quais pessoas envolvidas com o teatro na cidade, levantaram questões importantes. O debate abordou a formação de público teatral, linguagem e produção, e as dificuldades e desafios para se manter espaços e projetos voltados a essa manifestação cultural. Por isso, estamos animados para que a sequência do projeto continue sendo produtiva”, destacou.
Ficha técnica:
Atuação, direção e criação dramatúrgica: José Paulo Brisolla e Mariana Chinchilla Resende
Iluminação: Nathan Torres Stuchi (O Deserto da Memória) e Mariana Chinchilla Resende (Infernal: Vozes de Dostoiévski)
Figurinos: Loh Goulart
Assistência nos figurinos: Júlia Mansur
Construção dos cenários: Caio Blanco e Grupo Nós de Teatro
Para a imprensa: outras informações podem ser obtidas com José Paulo Brisolla, do grupo Nós de Teatro (contato com o Núcleo de Comunicação da Prefeitura de Londrina – 3372-4188 / 3372-4465.