Programa de Empreendedorismo Social envolve alunos de escola da zona leste - Blog Londrina
Cidadão

Programa de Empreendedorismo Social envolve alunos de escola da zona leste

Iniciativa do Programa Atitude em Ação garantiu almoço, sobremesa e presentes para estudantes matriculados do 3º ao 5º ano

Trinta alunos da Escola Municipal Professor Carlos Zewe Coimbra, localizada no Jardim Marabá, tiveram a oportunidade de almoçar em uma pizzaria nesta quarta-feira (29). O passeio especial das crianças, matriculadas do 3º ao 5º ano, foi proporcionado pelo Programa Atitude em Ação – Empreendedorismo Social e Pessoal, executado por estudantes do Ensino Médio de um colégio particular da região sul. Os adolescentes providenciaram todo o almoço, por meio de parceria com empresas locais, incluindo o transporte das crianças, sobremesas e brindes.

Segundo a diretora da Escola Municipal Professor Carlos Zewe Coimbra, Adriana Fatima Gonçalves Machado, o contato partiu do Atitude em Ação, e foi necessário escolher, dentre os quase 300 alunos, quais iriam participar. “Como tivemos que estabelecer um critério, escolhemos os alunos considerados como os mais esforçados. Ou seja, não os que possuem melhores notas ou melhor comportamento, mas sim os participativos, que interagem na sala de aula, fazem todas suas atividades, trabalhos e tarefas”, explicou.

Adriana contou que a alegria das crianças começou ao saberem que haviam sido escolhidas. O almoço aconteceu hoje, quarta-feira (29), em uma pizzaria localizada em shopping da zona sul. “Eles voltaram extremamente felizes, pois essa foi uma chance única para a maioria. Ir até uma pizzaria é algo que muitos nunca tinham experimentado. Os estudantes do programa conversaram bastante com eles, interagiram, e nossos alunos ficaram ainda mais felizes pelo carinho e pelos presentes recebidos”, comentou.

Foto: divulgação

Como sobremesa, as crianças de 9 a 11 anos ganharam um cupcake personalizado com o nome de cada um. Além disso, receberam um kit de material escolar, como presente. “Tenho certeza de que, para eles, foi uma experiência inesquecível. Essa foi uma forma de reconhecer o esforço dessas crianças, e isso é muito importante, porque geralmente os que tem mau comportamento acabam recebendo mais da nossa atenção. Então foi uma forma de reconhecer o trabalho e esforço dos demais. Acredito que isso foi um motivacional para esses alunos, um estímulo para continuarem aprendendo e se dedicando, e também para os que não tiveram como participar”, destacou a diretora.

Atitude em Ação – O programa, desenvolvido há quatro anos, tem a participação de 25 estudantes do Ensino Médio. De acordo com a coordenadora Tatiana Jordão Maia, são eles que fazem o planejamento da ação que será executada. “Como é um projeto de empreendedorismo social, mostramos a eles qual a realidade social do município. Os estudantes fazem visitas, elaboram um planejamento estratégicos e vão atrás dos parceiros, que viabilizam a realização dessas ações”, citou.

Na região onde fica a Escola Municipal Professor Carlos Zewe Coimbra, o almoço com os alunos foi a segunda atividade do programa. “Começamos na Páscoa, quando oferecemos uma festa para os filhos das mulheres recicladoras, moradoras do Jardim Santa Fé. Hoje ocorreu a ação com a escola, e a próxima que temos programada envolve um dia de beleza para as mulheres recicladoras”, adiantou Tatiana.

Para a coordenadora do Atitude em Ação, esse contato dos adolescentes com comunidades carentes deve propiciar efeitos que vão além dos que são obtidos inicialmente. “O intuito é fazer com que esses jovens tenham a visão do empreendedorismo social, formando novos agentes de transformação, principalmente em um espaço de onde devem sair futuros gestores. São adolescentes que, em breve, ocuparão espaços em setores públicos ou privados, e terão a oportunidade de mudar a realidade social, desde que tenham essa visão. Então o objetivo é que esses jovens participem de forma ativa e proativa na sociedade, transformando os meios de uma maneira interessante, ou seja, planejando e atuando para gerar resultados, resultando em uma entrega positiva para a comunidade”, ressaltou.

Para conhecer mais sobre o Atitude em Ação, basta visitar a fanpage oficial do programa, pelo link www.facebook.com/atitude.esa .

Para a imprensa: outras informações podem ser obtidas na Escola Municipal Professor Carlos Zewe Coimbra, no telefone 3375-0158; e com a coordenadora do Programa Atitude em Ação, Tatiana Jordão, telefone disponível no N.Com, no 3371-4188.

Etiquetas
Mostrar mais

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
0Compartilhamentos
Ir para o Portal