Cidadão

Servidores participam de encontro de Reabilitação Funcional

Ação integra programa contínuo da Prefeitura para facilitar o processo de reaproveitamento do potencial laborativo de servidores municipais

Será realizado nesta quinta-feira (30), das 8h às 9h30, mais um encontro com servidores participantes do Programa de Reabilitação Funcional, promovido pela Diretoria de Saúde Ocupacional da Secretaria Municipal de Recursos Humanos (SMRH). A atividade irá ocorrer no auditório da Caixa de Assistência, Aposentadoria e Pensões dos Servidores Municipais de Londrina (CAAPSML), que tem sede localizada na Avenida Duque de Caxias, 333. Cerca de 25 servidores devem estar presentes. Também participam representantes da Prefeitura de Cambé, que pretendem aplicar em sua cidade as estratégias utilizadas em Londrina.

O curso é um trabalho orientativo voltado a servidores municipais da Prefeitura de Londrina, incluindo suas secretarias, órgãos e autarquias, que já foram reavaliados e passaram pelo processo de readequação funcional, ou estão ingressando agora. Cerca de 25 servidores devem estar presentes no próximo encontro, que será a terceira turma atendida pelo programa, iniciado em abril de 2019.

A finalidade da ação é auxiliar os servidores, e também seus coordenadores, no momento de adaptação à nova condição de trabalho, aprimorando as formas de reaproveitamento laboral de servidores que apresentam restrições de saúde e outras complicações, sejam físicas ou psicólógicas. Os encontros são quinzenais, intercalados entre atividades para servidores e cargos de chefias.

As orientações serão feitas pela enfermeira Rosane Milani Manganotti e a cirurgiã-dentista Renata Faune, que integram a Equipe Multiprofissional de Reabilitação Funcional do Município. O grupo é responsável por avaliar e acompanhar todos os casos de reabilitação, sendo composto também por psicólogos, assistentes sociais, engenheiros do trabalho, técnicos de segurança do trabalho, médicos e técnicos de gestão pública. A cada 15 dias há reuniões para debater as atividades.

Na atividade, os participantes recebem orientações a respeito da legislação municipal, pelo Decreto 1.347/2011, que regulamenta o Processo de Reabilitação Funcional, destacando os direitos e deveres dos servidores e mostrando como isso ocorre na prática. Além do treinamento com abordagem técnica, há momentos para conversas, esclarecimento de dúvidas, trocas de experiências e relatos envolvendo os servidores ou as chefias atendidas.

Devido à importância desse processo, o projeto promove encontros especialmente direcionados às chefias setoriais das secretarias onde os profissionais estão lotados, para que possam ampliar seus conhecimentos, ter um entendimento mais amplo sobre esses casos e gerenciar de forma mais apropriada a reinserção de servidores.

De acordo com Rosane, os encontros têm sido momentos proveitosos e dinâmicos, e proporcionam aos participantes formas de ampliar o entendimento sobre a reabilitação e facilitar sua readaptação no ambiente de trabalho. “O curso abre oportunidade para que os servidores contem suas experiências e mostrem se a recepção por parte dos colegas está sendo satisfatória. É aplicado, também, um questionário para facilitar as análises e a sequência dos trabalhos pela DSO”, disse.

Para a imprensa: outras informações podem ser obtidas com a enfermeira Rosane Milani Manganotti, ou com a diretora de Saúde Ocupacional da Secretaria de Recursos Humanos, Liz Dayane Paludetto Rodrigues, pelo telefone 3376-2551.

Etiquetas
Mostrar mais

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Compartilhamentos