Caminhada ecológica valoriza fundo de vale
Haverá entrega de mudas de árvores, atividades lúdicas e educativas, além da Biblioteca Ambiental; evento visa garantir o sentimento de pertencimento da área de preservação ambiental
Sônia Lenira
n.com@sercomtel.com.br
A Companhia de Habitação (Cohab) de Londrina, por meio do Programa Habitar Brasil/PAC – PPI, realiza amanhã, dia 29, a partir das 9 h, uma caminhada ecológica em valorização ao fundo de vale revitalizado da Poligonal Primavera. O grupo vai sair da rua Ana Caputo Piacentini, no conjunto habitacional Luiz de Sá –campo do vale da Lua – e prossegue até a rua Zephiro Modenute, no jardim Primavera.
No término da caminhada, haverá entrega de mudas de árvores às famílias recém remanejadas da área de fundo de vale; atividades lúdicas e educativas; a presença da biblioteca ambiental, ônibus da Secretaria Municipal do Ambiente (Sema) para transmissão de filmes sobre prevenção do mosquito transmissor da dengue – Aedes Aegypti e sobre coleta seletiva; exposição de maquetes e painéis dos estudantes do curso técnico em meio ambiente do Colégio Estadual Professora Olympia Morais Tormenta e sorteio de árvores frutíferas, hortas ecológicas e bonecas em reciclagem.
Segundo a assistente social e coordenadora do projeto, Nelma Assunção do projeto, a Caminhada Ecológica visa garantir o sentimento de pertencimento da área de preservação ambiental pela comunidade, assim como destacar o compromisso na manutenção e preservação deste espaço. Também é uma alusão à semana comemorativa do meio ambiente e ao Dia Mundial do Meio Ambiente, dia 5 de junho.
De acordo com a geógrafa e responsável pelo eixo de educação sanitária e ambiental do programa, Regiani Zanini Lázaro, as pessoas que habitavam no local foram remanejadas e no momento está sendo feita a revitalização, com vegetação rasteira e serão colocados equipamentos de lazer no local. “É importante que as pessoas percebam o valor dos fundos de vale e, no caso da região, valorizem o córrego existente e ajudem na preservação”, destacou.
O presidente da Cohab, João Verçosa, destacou que a recuperação do fundo de vale, além da preservação ambiental, também teve a resolução do problema de moradia para as famílias. “Eles viviam em um local inadequado, um fundo de vale, e por isso, estamos comemorando este momento, porque conseguimos com este projeto Habitar Brasil, conceder condições dignas de moradia para estas famílias e recuperar o fundo de vale”, declarou Verçosa. “É um exemplo para aqueles que invadem fundos de vale como solução da moradia. Não é degradando o ambiente, que vamos resolver a questão habitacional’, apontou.
A caminhada ecológica, que terá a participação do prefeito de Londrina, Barbosa Neto, é realizada em parceria com Secretaria Municipal do Meio Ambiente (SEMA); Sanepar, Colégio Estadual Olímpia Tormenta, o Colégio Estadual Ubedulha Oliveira e Escola Municipal Salim Abohiram.
Habitar Brasil
O Programa Habitar Brasil/PAC – PPI atua na região norte de Londrina desde junho de 2006 com o Projeto Integrado que visa o remanejamento de 257 famílias que viviam em área de preservação ambiental para uma nova unidade habitacional, a construção de um centro de atendimento a criança e ao adolescente, a ampliação da centro de educação Infantil do Conjunto Habitacional. Aquiles Stenghel, que atente a região, bem como melhorias de infra-estrutura como rede de esgoto e asfalto.
(Londrina, 28 de maio de 2009)




