Artistas voluntários no CREAS 2 trabalham o grafite com adolescentes
Arte estimula a criatividade dos jovens, que podem colocar as suas ideias em traços, desenhos e cores, por meio do spray

Dois artistas voluntários no Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS), que ministram oficinas de grafite para adolescentes em cumprimento de medida socioeducativa de Liberdade Assistida (LA) e de Prestação de Serviços à Comunidade (PSC), levaram os jovens para fazer uma atividade de grafite no Centro Social Urbano (CSU), como proposta de revitalização da pista de skate.

A atividade aconteceu no dia 11 de maio e se estendeu nos dias 18 e 25 de maio. Além dos artistas urbanos de grafite, conhecidos como conhecidos como Tifum e Poeta, a ação contou com a participação da comunidade local, de crianças e adolescentes acolhidas no Lar Anália Franco e de três técnicos do CREAS 2.
A gerente de Média Complexidade, Mileni Secon, contou que os artistas participam semanalmente de atividades levando arte e reflexão aos adolescentes sob supervisão dos técnicos de referência do serviço, por meio da coordenadora Carolina Fávaro, da assistente social Daniely Sarzi e do psicólogo Renan Nishioka.

Mileni destacou que articular a arte com políticas públicas acrescentam conhecimento, beleza e acesso aos direitos sociais da população atendida pela política de assistência social. “É com esse propósito que a SMAS tem desenvolvido as ações no campo da proteção social especial, garantindo acesso a direitos socioassistenciais que atendam a necessidade da população”, afirmou.
Segundo a assistente social Daniely Sarzi, o grafite é reconhecidamente uma arte urbana e uma atividade muito atrativa para os adolescentes, permitindo o uso da sua criatividade, linguagem e reflexão acerca de sua realidade para transformar isso em traços, desenhos e cores através do spray.
Para a imprensa: outras informações podem ser obtidas com a gerente de Média Complexidade, Mileni Secon, telefone (43) 3378-0021.