Guarda Escolar realiza palestra sobre bullying em escola municipal da região sul
Direção da escola identificou que indisciplina e falta de respeito geraram queda na aprendizagem

A Prefeitura de Londrina, por meio da Guarda Municipal Escolar Comunitária (GMEC), realizou um ciclo de palestras, na manhã desta terça-feira (4), sobre prevenção e combate ao bullying para 73 alunos dos quartos anos da Escola Municipal Mábio Gonçalves Palhano, localizada no Parque Ouro Branco, zona sul da cidade.

Os agentes da guarda escolar, guardas Edson Pereira e Rafael Rodrigues dos Santos, conversam durante uma hora aula com cada turma sobre as várias formas de bullying. Foi explicado que o ato é uma violência e pode gerar muitos males a quem pratica, e a quem sofre a ação. Foi discutido também como é possível se defender e como evitar que a violência aconteça no ambiente escolar.
Para a supervisora do grupamento escolar, Cássia Munhoz, a palestra contribui para o desenvolvimento saudável das crianças. “Com a palestra é possível orientar, tanto os agressores, responsáveis pelo bullying, como também suas vítimas. Assim, enfatizamos a necessidade da procura de ajuda de ambas as partes, já que o agressor, na maioria das vezes, pode estar passando por situações de violência fora da escola, ou até mesmo externando algum sentimento que tem lhe causado dor e sofrimento. Já a vítima, aprende que não é ela a causadora da violência, e que existem formas de cessar com as agressões através do relato aos pais e professores”, afirmou.
De acordo com a diretora da escola, Stefany Diniz Spezzotto, alguns alunos dos quartos anos têm tido uma mudança de comportamento que está atrapalhando o desenvolvimento. “Solicitei a palestra por conta da indisciplina e falta de respeito de alguns contra os professores e demais colegas de sala. Vários desses alunos estão com déficit de aprendizagem. A função da escola é fortalecer o vínculo professor e aluno, através do respeito. Com isso conseguiremos garantir um ensino de qualidade para todos”, explicou.
Serviço – As palestras fazem parte da rotina de trabalho do grupamento escolar. As escolas municipais, estaduais e particulares, que se interessarem pelo trabalho da Guarda Municipal Escolar Comunitária podem entrar em contato para o agendamento do serviço através do e-mail: gm.escolar@londrina.pr.gov.br ou pelo telefone 3372-4634, em horário comercial.
Texto e fotos: Bruno Amaral/Defesa Social