Biblioteca do CEU tem contação de história e oficina sobre o livro “Onde Vivem os Monstros”
Atividades são gratuitas e irão ocorrer nos dias 6 e 10 de junho; a agenda integra o projeto Toda Quinta tem História

Nesta quinta-feira (6), às 10 horas, será realizado mais um encontro de contação de história aberto ao público londrinense. A Biblioteca do Centro de Artes e Esportes Unificados (CEU), na região oeste, sediará a ação focada na obra “Onde Vivem os Monstros”, de Maurice Sendak. A narrativa será conduzida pelo artista plástico e professor Paulo Tio, responsável pelo projeto Toda Quinta tem História, que conta com patrocínio da Secretaria Municipal de Cultura, por meio do Programa Municipal de Incentivo à Cultura (PROMIC) e apoio do Sistema de Bibliotecas Públicas Municipais.
Qualquer pessoa pode participar da atividade, que tem entrada gratuita e não necessita de inscrição prévia. Para o próximo encontro, já está confirmada a presença de alunos da Escola Municipal Leonor Maestri de Held, do Jardim Santa Rita. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone da Biblioteca do CEU, o 3338-4925. A unidade fica localizada na Rua Ângelo Gaiotto, s/n, Jardim Santa Rita.
Para promover a contação, Paulo Tio levará bonecos de pelúcia, fantasias e também cenários que ele próprio produziu com desenhos relacionados à temática do livro abordado. Assim, as atividades do projeto ocorrem de forma interativa para estimular o hábito da leitura, a imaginação e a criatividade das crianças.
No dia 10 de junho, segunda-feira, o artista plástico irá ministrar, na Biblioteca do CEU, às 9 horas, uma oficina sobre o livro “Onde Vivem os Monstros”, direcionada para adolescentes atendidos pelo Centro Esperança por Amor Social (CEPAS), do Conjunto Aquiles Stenghel, região norte. Será realizada uma minicontação de história e oficina de colagem com desenhos sobre a história.
De acordo com Tio, que trabalha desde 2015 com contação de histórias na cidade, o incentivo do PROMIC facilitou o desenvolvimento do projeto Toda Quinta tem História e está permitindo sua continuidade, atendendo todas as bibliotecas municipais de Londrina e outras entidades, como o CREAS 3, por exemplo. “Antes do PROMIC, já contávamos com o apoio da Diretoria de Bibliotecas da Cultura, que sempre cedeu os espaços, mas eu realizava as atividades voluntariamente. Com o apoio do programa, foi possível acrescentar as oficinas de criação de forma fixa na programação, ter mais facilidade com a questão do transporte para as diferentes regiões da cidade e também para a produção de materiais utilizados nos encontros”, contou.
O livro – “Onde Vivem os Monstros” conta a história do garoto Max que, vestido com sua fantasia de lobo, faz tamanha malcriação que é mandado para o quarto sem jantar. Lá, ele se transporta para uma floresta, embarca em um mini veleiro, navega pelo oceano por dias, semanas, meses, até chegar na ilha onde vivem os monstros. Max, então, fica livre para mandar e desmandar, longe de regras ou restrições. Mas, quando a saudade de casa e daqueles que realmente o amam começa a apertar o peito, fica em dúvida sobre suas escolhas.
No livro de Sendak, os conflitos entre obediência e rebeldia são personificados em monstros enormes e cativantes. Trata-se de uma bela obra sobre a infância e a eterna luta entre a liberdade almejada pelas crianças e a autoridade dos pais. O autor reconstruiu, de forma imaginativa e sensível, os sentimentos e as emoções silenciados na infância.
O projeto – Lançada em 2017, a iniciativa Toda Quinta tem História visa incentivar o prazer pela leitura por meio da contação de histórias e mediação da leitura, com abordagens dinâmicas e criativas. São atendidas as unidades que compõem o Sistema de Bibliotecas Públicas, além de outros locais e eventos, esporadicamente. Podem participar escolas municipais, estaduais e particulares, além de grupos de outras instituições e a comunidade em geral.
Para a imprensa: outras informações podem ser obtidas com o artista plástico Paulo Tio – contato com o Núcleo de Comunicação (N.Com) pelo telefone 3372-4188 ou 3372-4465.