Cidade

Acesf é reconhecida por investir em treinamento de servidores

Em Encontro Nacional de Administradores de Cemitérios e Crematórios, realizado em São Paulo, de  4 a 6 de junho, a Acesf de Londrina teve seu trabalho de capacitação para servidores reconhecido como o melhor do Brasil

62f92c16d29464ef0452e0ea8cff823bA Administração de Cemitérios e Serviços Funerários (Acesf) de Londrina recebeu o prestígio de entidades competentes pela melhora na sua administração. De acordo com a superintendente, Camila Kauam Menezes, a autarquia foi reconhecida nacionalmente por ser o órgão público que cuida de cemitérios que mais investiu em treinamento para seus servidores em todo o país. A notícia veio no Encontro Nacional de Administradores de Cemitérios e Crematórios, que foi realizado em São Paulo, no início deste mês. De acordo com Camila Kauam, uma das ações que permitiu o reconhecimento, foi curso oferecido pela autarquia em Londrina disponibilizado por meio de uma parceria com o Sindicato dos Cemitérios e Crematórios Particulares (SINCEP) do Brasil. “Foi um investimento que nos custou R$ 21.250. Atingimos desde o setor de recursos humanos até os funcionários que atendem às famílias enlutadas. Foram capacitados 20 servidores, distribuídos em sepultadores/coveiros, servidores gerais, motoristas, plantonistas, preparadores de corpos e equipe de administradores financeiros. Eles passaram por 84 horas de treinamento”, ressaltou. A superintende explicou que ela teve a iniciativa de desenvolver esse projeto com os funcionários, pois havia percebido que eles estavam com a auto-estima baixa. “Devido ao período de instabilidade que a Acesf viveu recentemente, você percebia que os servidores estavam desmotivados e que a própria população chegava aqui com certa desconfiança. Por isso, eu investi nesse processo de capacitação interna. E, felizmente, isso já apresenta resultados muito positivos”, comemorou. Ela também relatou que, além do treinamento, os servidores começaram a ter maior poder de participação das tomadas de decisão do órgão. “Periodicamente nós estamos realizando reuniões para se discutir tudo que é feito aqui. É um espaço que todos têm para reivindicar melhorias, apontar defeitos e debater as ações de trabalho, como as metas da Acesf no mês”, citou. Contudo, Camila Kauam salientou que para que a autarquia melhore, ainda mais, é fundamental a participação da comunidade. Segundo ela, um canal de comunicação foi aberto para possibilitar que o órgão constatasse as falhas. “Muitas vezes nós cometemos um erro e não o diagnosticamos porque não o enxergamos. Daí, a importância da colaboração da sociedade. Eu sempre peço a todos que formalizem as nossas inadvertências. Assim, poderemos chegar a uma excelência na prestação dos nossos serviços. A cidade ganha muito com isso”, afirmou. “Agora, estamos trabalhando para implantar um sistema de avaliação pós-atendimento, no qual avaliaremos tudo o que foi feito. Será um tipo de feedback dos serviços prestados. A reforma das capelas também é algo que nossa política vai buscar, a exemplo de como já está acontecendo com as duas da avenida Juscelino Kubitscheck”, comentou a superintende sobre os projetos que visam o aperfeiçoamento dos serviços. Atualmente, a Acesf conta com, aproximadamente, 100 servidores, que atendem direta ou indiretamente os oito cemitérios distritais, os cinco municipais e as seis capelas mortuárias. O evento, no qual a autarquia foi reconhecida, foi promovido pelo Sindicato dos Cemitérios e Crematórios Particulares (SINCEP) do Brasil e Associação de Cemitérios e Crematórios (ACEMBRA) do país. Esta foi a segunda vez que a Acesf participou.
(Londrina, 15 de junho de 2009) Foto: Luiz Jacobs

Etiquetas
Mostrar mais

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Compartilhamentos