Cidade
Sema investe na educação ambiental de estudantes
Projeto de ônibus com infra-estrutura de uma biblioteca permite que estudantes de escolas estaduais, municipais e particulares se conscientizem da importância da preservação ambiental; visita pode ser agendada pelo 3341-9660
Nove turmas da Escola Municipal Dalva Fahal, recebem hoje, dia 16, e amanhã, dia 17, a visita da “Biblioteca Móvel” da Secretaria Municipal do Ambiente (Sema). Trata-se de um ônibus com a infra-estrutura de uma biblioteca. Duas turmas de 4ª e 3ª séries e uma de 2ª série já foram contemplados pelo projeto hoje pela manhã, das 8h às 10h30. Já uma sala de educação infantil e de 2ª série, além de duas turmas de 1ª participam das atividades amanhã, no período vespertino, das 13h30 às 16h. Os conteúdos da “Biblioteca Móvel” serão transmitidos a 180 alunos da instituição.
O professor de educação ambiental da Sema, Jorge Akira Oyama, contou que o veículo foi obtido através de um termo de sessão de uso da Prefeitura de Londrina com a Viação Itapemirim. E que, com isso, a partir do final de 2006, aulas sobre temas do meio-ambiente puderam ser desenvolvidas com estudantes do município de Londrina.
“É um espaço móvel que apresenta monitores, DVD, livros, revistas, fantoches, entre outros equipamentos. É importante para a formação dos alunos, que, muitas vezes, não têm acesso a esses conhecimentos, pois algumas escolas não possuem condições de adquirir materiais específicos sobre o assunto. Além disso, permite que os estudantes assistam as aulas sem sair da escola”, destacou.
Oyama falou da importância dessas atividades para a formação das crianças. “Independente de nós usarmos vídeo, livro ou fantoches, o resultado é o mesmo: a complementação dos conteúdos aprendidos em sala. Além, do incentivo para a leitura. Isso é imprescindível para a educação destes alunos”, afirmou.
De acordo com a supervisora de ensino da Dalva Fahal, Elaine Sola Pozzobon, o aprendizado obtido com as atividades da “Biblioteca Móvel” é único. “Os conteúdos são facilmente absorvidos pelas crianças, porque são tratados de forma mais lúdica. Eles despertam a reflexão, conscientização e mudança de hábitos dos estudantes, e isso vale para a vida toda”, salientou.
Qualquer escola de Londrina pode agendar a visita da “Biblioteca Móvel”. Para isso é necessário que o responsável entre em contato com o setor de Educação Ambiental da Secretaria Municipal do Ambiente (Sema), pelo telefone 3341-9660.
(Londrina, 16 de junho de 2009)




