Destaques

Procon-LD inicia fiscalização de farmácias em parceria inédita

O órgão está fiscalizando os estabelecimentos deste segmento na cidade em conjunto com o Conselho Regional de Farmácia do Paraná

Por meio de um acordo firmado entre o Núcleo Municipal de Proteção e Defesa do Consumidor de Londrina (PROCON-LD) e o Conselho Regional de Farmácia do Estado do Paraná (CRF-PR), está sendo aprimorado o processo de fiscalização das farmácias da cidade para a verificação das condições dos estabelecimentos em funcionamento, medicamentos e produtos comercializados. O trabalho em conjunto, com a atuação de fiscais destes dois órgãos, é inédito no Paraná, sendo Londrina o primeiro município a implantá-lo. As visitas tiveram início nesta segunda-feira (10), abrangendo seis farmácias.

Com o inédito termo de compromisso, assinado com o CRF-PR em maio, o objetivo é otimizar e ampliar as fiscalizações em Londrina, que agora tem o Procon-LD contando com o suporte e embasamento de profissionais especialistas em farmácia. Antes da parceria, o Procon-LD já havia fiscalizado, neste ano, cerca de 30 estabelecimentos do segmento farmacêutico, mas sem promover a análise de medicamentos, tendo sido verificados outros produtos vendidos, como os alimentícios e de perfumaria, por exemplo.

Nas ações, os fiscais percorrem cada área das farmácias e verificam se há medicamentos e outros produtos sendo vendidos fora do prazo de validade, suas condições de armazenamento, e se a exposição de produtos está sendo feita dentro das normas. Atualmente, existem cerca de 230 farmácias operando em Londrina, conforme informado pelo CRF-PR.

Segundo o coordenador do Procon-LD, Gustavo Richa, trata-se de uma importante parceria que está sendo implantada para proporcionar mais eficiência aos atos de fiscalização das farmácias, e trazer mais segurança à população nas aquisições de medicamentos e produtos. “Os especialistas do CRF-PR vão nos ajudar muito a melhorar essas práticas, pois já atuam fiscalizando e possuem conhecimento técnico em medicamentos e boas práticas de farmácia. Nosso município tem uma grande demanda de farmácias e esta ação será importante para termos maior alcance. A intenção é fiscalizar o maior número possível de estabelecimentos”, frisou.

De acordo com o supervisor da seccional de Londrina do CRF-PR, Valquires Godoy, a finalidade é analisar se o exercício dos farmacêuticos, que são os responsáveis técnicos pelos locais, está sendo bem desempenhado. “Existem medicamentos e produtos que necessitam de armazenamento especial, então é verificado se a guarda está ocorrendo da maneira correta. Também é visto se a transmissão de arquivos de remédios controlados está regular, entre outros aspectos”, citou.

Godoy destacou que a ação em conjunto com o Procon-LD será importante para fortalecer as fiscalizações dos dois órgãos, que agora podem se complementar. “O principal objetivo é garantir produtos de qualidade chegando aos consumidores”, concluiu.

Para a imprensa: outras informações podem ser obtidas com o coordenador do Procon-LD, Gustavo Richa, pelo telefone 3345-0396.

Etiquetas
Mostrar mais

Artigos relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Ir para o Portal
Compartilhamentos