Cidade
“Empreendedores do Futuro” começa na escola Elias Kauam
O principal objetivo do projeto é promover as competências e habilidades de alunos e professores nas diversas áreas do conhecimento
A Prefeitura de Londrina, por meio da Secretaria Municipal de Educação, lança amanhã (dia 18), às 8 horas, o projeto piloto “Empreendedores do Futuro” na escola Municipal Elias Kauam que fica na rua Maria Garcia Lopes, 175, no conjunto Novo Amparo. Em parceria com a Associação de Desenvolvimento Econômico de Londrina (Adetec), o objetivo é promover as competências de alunos e professores nas diversas áreas do conhecimento.
Segundo a diretora de ensino da Secretaria Municipal de Educação, Maria Inês Galvão de Mello, os participantes vão aprender a construir e administrar idéias em torno de ações sociais. “Quando se fala em empreendedorismo as pessoas relacionam o termo com negócios, empresa. Nossa meta é fazer com que os indivíduos desenvolvam seus potenciais criativos e transfiram os benefícios para a comunidade”, explicou.
De acordo com Maria Inês, serão quatro horas de sensibilização com os professores e mais doze para capacitação. Além de despertar o autoconhecimento dos participantes, a campanha deve aprimorar os conhecimentos dos 227 alunos e 20 professores da escola. “Com exemplos dentro e fora da escola, as pessoas se sentem mais preparadas para enfrentar as causas e passam a dar mais atenção à comunidade onde vivem”, contou.
Segundo a coordenadora executiva de projetos da Adetec, Rosi Sabino, o método já foi aplicado em uma escola particular da cidade e os resultados foram extremamente positivos. “Os alunos obtiveram uma noção maior não só sobre empreendedorismo, mas de responsabilidade social e isso é de extrema importância para todos os setores da sociedade”, disse.
De acordo com Rosi, os novos participantes vão trabalhar diretamente com idéias que resgatam o valor de protagonista social. “Todas as ações são importantes, pois os alunos percebem que podem fazer mais pela comunidade onde vivem. Dessa forma, eles reforçam a vontade de mudança e acreditam mais na própria capacidade”, disse.
Outro objetivo da Adetec é trabalhar as ações do projeto no triângulo “escola-casa-comunidade”, para que seja possível atingir o maior número de benefícios. A expectativa é de que em torno de um ano a ação possa atender a todos os alunos das escolas municipais de Londrina e de forma a contribuir para o futuro do município e região.
O projeto “Empreendedores do Futuro” é uma iniciativa da Prefeitura de Londrina através da Secretaria Municipal de Educação em parceria com a Associação de Desenvolvimento Econômico de Londrina (Adetec) e conta com o apoio da Associação Comercial e Industrial de Londrina (Acil) e do sistema Federação das Indústrias do Estado do Paraná (Fiep).
(Londrina, 17 de junho de 2009)




