Sob o signo da ousadia
Ballet de Londrina estreia no FILO o espetáculo “Para Acordar os Homens e Adormecer as Crianças”, que está entre os mais complexos já criados pela companhia
Texto: Célia Musilli / Assessoria de Imprensa FILO
Experimentar o corpo é também experimentar a dor. Experimentar o crescimento, passando da infância à idade adulta, provoca a angústia da transformação, tão natural quanto conflituosa. Partindo deste sentimento e inspirado no poema “Canção Amiga”, de Carlos Drummond de Andrade, o Ballet de Londrina criou sua nova coreografia, que estreia hoje (17) no FILO, trazendo no título um verso do poeta mineiro: “Para Acordar os Homens e Adormecer as Crianças.”
O novo balé traz momentos tranquilos como uma canção de ninar e outros tão vigorosos que despertam o público, alternando climas que perpassam a coreografia que está entre as mais vibrantes já desenvolvidas pelo grupo. O criador do espetáculo e atual secretário da Cultura de Londrina, Leonardo Ramos, enfatizou em entrevista que a nova montagem é a mais complexa da trajetória do Ballet que completa 16 anos em 2009.
Investindo na dança horizontal – que mantém os bailarinos no solo em instigantes eixos de equilíbrio – desenvolvida pelo Ballet em seus dois últimos trabalhos (“Romeu e Julieta” e “Decalque”), o grupo chega ao ápice desta exploração coreográfica, numa jornada que o coloca entre as companhias nacionais que mais investem na pesquisa de linguagem continuada, o que não significa uma repetição de fórmulas. Ao contrário, o novo trabalho sugere inovações sob muitos aspectos, colocando-se como uma peça “up”, que mantém o público em alto astral durante todo o espetáculo.
Mosaico de movimentos
Leonardo Ramos explica que o Ballet reuniu ”frases coreográficas que vinham sendo pesquisadas há algum tempo, muitas criadas em laboratórios”. Assim,
“Para Acordar os Homens e Adormecer as Crianças” forma um mosaico que paradoxalmente se desenvolve sem quebras, com cenas bem costuradas criando, ao final, uma obra fluente. Não há movimentos a mais ou menos, nem cenas que pareçam longas ou desnecessárias, há uma dinâmica que “acorda” a platéia por sua concepção vibrante.
A contemporaneidade também está presente na trilha sonora, descoberta numa pesquisa empreendida na internet por Leonardo Ramos, que acabou chegando ao site do The Silence Ballet, revista da Columbia (EUA) que disponibiliza músicas de bandas do pós-rock. A trilha encaixa-se na proposta da companhia que, desta vez, apresenta uma obra pontuada por um clima juvenil. Em alguns momentos, os bailarinos movimentam-se como os frequentadores das boates, numa referência ao ritmo das baladas. Segundo Leonardo, a proposta era justamente “criar esta identificação, mostrando como as pessoas dançam.”
Jovem bailarino
Uma das boas surpresas do novo trabalho é a participação de um jovem bailarino: Vitor Rodrigues, 13 anos, que estréia com desenvoltura. Além de compor com o veterano Marciano Boletti passagens marcantes, como citações a gerações distintas, Vitor faz solos, “alguns criados por ele mesmo e que reproduzem os movimentos de um menino,” explica Leonardo.
Do começo ao fim, “Para Acordar os Homens e Adormecer as Crianças” faz referências ao crescimento, alternando infância e maturidade em passagens tocantes, como o “mar” que surge em dado momento, composto pelas ondas de um grande tecido preto, sobre o qual os bailarinos dançam. Lúdica, a coreografia traz movimentos infantis e uma composição de afetos que se expressam em gestos ternos ou doloridos, remetendo a uma obra muito humana.
O figurino em preto e branco, criado por Ana Carolina Ribeiro, lembra a energia ying/ yang, feminina e masculina, pelo contraste que proporciona ao espetáculo um acento de contemporaneidade sóbria. Assim, o Ballet de Londrina mostra novas facetas de seu trabalho, cumprindo o desafio de inovar sem perder as características que reforçam a maturidade de um grupo consolidado por suas ousadias.
SERVIÇO
Espetáculo: “Para Acordar os Homens e Adormecer as Crianças”
Companhia: Ballet de Londrina
Origem: Londrina (PR)
Dias: 17, 18 e 19 de junho
Horário: 20h30
Local: Teatro Ouro Verde (Rua Maranhão, 85)
(Londrina, 17 de junho de 2009)
Fotos do ensaio geral do Ballet: Fábio Alcover/Assessoria de Imprensa FILO




