Londrina trabalha conscientização sobre violência contra idosos
Para chamar atenção da comunidade, o Município realizará ações na Câmara de Vereadores e na Praça Nishinomiya; ambas são abertas ao público

Para marcar o Dia Mundial de Conscientização da Violência contra a Pessoa Idosa, que acontece no dia 15 de junho, a Prefeitura de Londrina e a Câmara Municipal de Vereadores vão realizar mobilizações em conjunto a partir de amanhã. A primeira delas será na Câmara Municipal de Vereadores, nesta quinta-feira (13), às 14h30, na Rua Governador Parigot de Souza, 145, no Centro Cívico.
Durante a sessão, será abordada a Lei nº 12.840, de autoria do vereador José Roque Neto e sancionada pelo prefeito Marcelo Belinati em 29 de março de 2019. Ela prevê a instituição no Calendário Oficial do Município do Dia de Conscientização e Combate à Violência Contra a Pessoa Idosa. Desta maneira, anualmente, sempre no dia 15 de junho, as autoridades do poder público poderão promover ações educativas e preventivas destinadas à orientação, à conscientização e ao combate à violência para esse público específico.O objetivo é sensibilizar a sociedade para o combate às diversas formas de violência contra a pessoa com mais de 60 anos, disseminando a ideia da não aceitação da violência como algo naturalizado na sociedade.
Assim, para divulgar todos os serviços de atendimento às vítimas de violência, ofertados pela rede municipal, haverá uma explanação da Diretora de Serviço de Proteção Social Especial, da Assistência Social, Joseani Severino Nogueira. Ela apresentará os atendimentos realizados pelos profissionais do Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS IV) e os números do serviço.
Atendimentos – O CREAS IV atende especificamente idosos e deficientes com mais de 18 anos, que sofrem com os diversos tipos de violência, como física, psicológica, patrimonial ou financeira, por negligência, abandono ou por isolamento. Além disso, em Londrina, existe a unidade referenciada em atendimento para os idosos que necessitam de cuidados e acompanhamento. Esse serviço é realizado pela Cáritas em parceria com o Município para ajudar os idosos que precisam de cuidadores.
Segundo a coordenadora do CREAS IV, Carolina Arfelli Bungart, os profissionais do Município realizam mensalmente cerca de 400 atendimentos aos idosos vítimas de violência. Somente no ano de 2018, mais de 780 casos novos de vítimas de violência foram registrados no CREAS IV. Destes, aproximadamente 60% se referiram às mulheres com mais de 60 anos que sofreram com agressões psicológicas, negligência e abandono e por violência patrimonial.
Durante o ano passado, aproximadamente 12 mil atendimentos foram realizados no CREAS IV. “É importante que os cidadão denunciem os casos de violência, porque o próprio Estatuto de Idoso coloca como dever de todos a prevenção à violação dos direitos do idoso e o dever de comunicar às autoridades qualquer forma de violência que a pessoa tenha testemunhado. Isso porque, quanto antes a situação chegar ao conhecimento das autoridades, mais cedo poderá ser feita a intervenção e os encaminhamentos necessários, podendo até haver o restabelecimentos dos vínculos. Diferente do que ocorre quando há demora e o caso precisa ser encaminhado para a judicialização”, explicou Carolina.
No CREAS IV, há psicólogos e assistentes sociais que trabalham por meio do Plano de Acompanhamento Familiar e do Idoso, dando orientações para as partes envolvidas, acolhendo às vítimas de violência, encaminhando para os serviços públicos responsáveis e realizando visitas domiciliares.
Canais de Denúncia – O cidadão que verificar casos de abuso ou violência contra os idosos pode telefonar para o Disque 100, ou para o Disque 181 ou ainda para o Disque Idoso Paraná 0800 41 0001. Também é possível procurar pessoalmente a sede do CREAS IV, que funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 16h, sem intervalo de almoço, na Avenida Rio de Janeiro, 1.560, quase esquina com a Rua Paes Leme.
Ações no sábado – Já neste sábado (15), das 9h às 13h, outra mobilização será realizada em Londrina. A comunidade está convidada para participar de atividades ao ar livre, gratuitamente, que serão realizadas na Praça Nishinomiya, em frente ao Aeroporto de Londrina. Não é preciso fazer inscrição prévia, basta comparecer no horário da atividade pretendida. A Secretaria Municipal do Idoso é parceira nas atividades deste dia.
Haverá, às 9 horas, uma aula de alongamento, seguida por uma apresentação do Coral do SESC Cadeião, que é formado por idosos e, depois, o grupo de Idosos Nakayoshi da ACEL fará uma apresentação de danças típicas orientais.
Equipes de enfermagem também estarão no local para aferir a pressão arterial dos interessados e fazer o teste de glicemia. Além disso, aqueles que quiserem poderão receber uma massagem relaxante e hidratação nas mãos com profissionais de estética e cosmética.
Avaliações da função pulmonar também serão feitas por fisioterapeutas, assim como atividades em prol da flexibilidade e força serão ministradas por professores de educação física. Já os alunos do curso de medicina aplicarão testes de memória e profissionais de beleza farão cortes de cabelo. Além disso, foram convidados para participar o Opaleiros de Londrina, o Clube do Carro Antigo e o Motoclube Águias de Cristo. Quem comparecer às atividades ao ar livre concorrerá a brindes.
As ações são uma realização da Prefeitura de Londrina e da Câmara de Vereadores em parceria com diversas entidades públicas e privadas, CENTRASIL (Centro de Trabalho Social e Atendimento ao Idoso de Londrina), Instituto Não me esqueças, Rádio Igapó Fm e Folha Fm, Color Painéis, Unifil, Colégio Londrinense, Rede de Farmácias Vale Verde, SESC Londrina, CONGEP (Conselho de Condomínios da Gleba Palhano), ACEL (Associação Cultural e Esportiva de Londrina), REDE Out of home, Centro Técnico de Cabeleireiro e Estética Zina Ribeiro, e Red Wheel Harley-Davidson – Harleiros.
Para a imprensa: outras informações podem ser obtidas com a secretária municipal de Assistência Social, Jacqueline Micali, pelo 3378-0025 e com a assessoria do vereador Roque Neto ou com o próprio vereador, pelo 3374-1385.