Município realiza 4ª Conferência de Transparência e Controle Social
Serão debatidas as formas de prevenção e combate à corrupção; ação é gratuita e aberta à comunidade

Neste sábado (15), às 8 horas, será realizada a 4ª Conferência Municipal de Transparência e Controle Social de Londrina, com o tema Capacitação e Transparência: Formas de Prevenção e Combate à Corrupção. Toda a comunidade londrinense está convidada a participar da ação, que acontecerá no auditório da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), na Rua Governador Parigot de Souza, 311.
A iniciativa é aberta ao público e qualquer pessoa pode participar. Não é necessário fazer inscrição prévia. A realização é do Conselho Municipal de Transparência e Controle Social e Prefeitura de Londrina. A conferência trará, como convidado especial, o delegado da Polícia Civil do Paraná, Alan Henrique Flore, que vai ministrar uma palestra sobre o tema central, prevista para as 9 horas.
Na ocasião também serão debatidas as propostas elencadas durante as duas pré-conferências, realizadas em maio, e que nortearão o trabalho do Conselho nos próximos dois anos. Ao todo, foram eleitas cerca de 10 propostas para cada eixo temático: Transparência e Eficiência na Gestão Pública; Engajamento e Capacitação da Sociedade para o Exercício do Controle Social; Prevenção e Combate à Corrupção.
Também serão eleitos os novos membros do Conselho, representantes da sociedade civil, dos órgãos públicos e dos conselhos de políticas públicas, para o biênio 2019-2021. O Conselho será composto por 19 membros e respectivos suplentes. “O órgão trabalha na fiscalização da transparência, verificando se o município está seguindo as diretrizes da Lei de Acesso à Informação, além de buscar o desenvolvimento da política de transparência e uma maior participação da população na construção e fiscalização das políticas públicas”, explicou o presidente do Conselho, Fábio Molin.
Com relação à conferência, Molin disse que que além de eleger os novos membros do conselho, a iniciativa visa avaliar a situação da política municipal referente à transparência e fixar as diretrizes da Política Municipal de Transparência e Controle Social para o biênio 2019/2021. “Também buscamos conscientizar as pessoas sobre a importância de participarem, mais efetivamente, do controle e combate à corrupção, exigindo transparência dos governantes”, destacou.
Programação
8h – 10h – Recepção e Credenciamento
8h30 – 9h – Mesa de Abertura
9h – 9h45 – Palestra
9h45 – 10h30 – Leitura e Aprovação do Regimento Interno da 4ª Conferência Municipal de Transparência e Controle Social de Londrina
10h30 – 10h45 – Coffee break
10h45 – 11h45 – Plenária Final – Aprovação das Propostas
12h – 13h – Intervalo para almoço
13h – 13h30 – Prestação de Contas Conselho Municipal de Transparência e Controle Social de Londrina – Gestão 2017/2019
13h30 – 15h – Eleição e homologação dos membros que irão compor o Conselho Municipal de Transparência e Controle Social de Londrina – Gestão 2019 / 2021
15h – Encerramento
Para a imprensa: outras informações podem ser obtidas com o presidente do Conselho Municipal de Transparência e Controle Social, Fabio Molin, no 99943-6010.