Cidadão
Prefeito convida Guimarães para os 75 anos de Londrina
Durante solenidade na cidade de Guimarães, coirmã de Londrina, Barbosa Neto conversou com o presidente de Portugal, Aníbal Cavaco Silva

Durante almoço com as cidades coirmãs, em discurso, o prefeito de Londrina, agradeceu a oportunidade de participar de momento tão importante da história portuguesa e, em especial, de Guimarães, que é um exemplo no desenvolvimento do relacionamento com outras cidades. A celebração também comemorou o Dia Um de Portugal, que se reporta a Batalha de Santo Mamede, ocorrida em 1128, e considerada o primeiro e decisivo passo para a Independência de Portugal. Os londrinenses também participaram da missa especial em homenagem ao nascimento de Dom Afonso Henriques.
Vários representantes de cidades coirmãs de Guimarães já manifestaram o interesse na vinda a Londrina e no intercâmbio cultural e econômico. Participaram das atividades em Guimarães, representantes das Cidades de Dijon, Brive e Compiégne (todas da França), Kaiserslautern (Alemanha), Tacoronte e Igualada (Espanha) e Ribeira Grande de Santiago e Cabo Verde. Todas estas, com exceção de Dijon, são cidades co-irmãs da cidade portuguesa.
Outra atividade do prefeito, da delegação de lideranças empresariais e de entidades desenvolvimentistas londrinenses foi a reunião com o secretário de Guimarães para apresentar Londrina e estreitar com a cidade convênios e relações econômicas. Também foi aventada a possibilidade de um convênio entre professores e alunos de odontologia das universidades de Londrina com a Universitat de Barcelona, por intermédio de Josep Torrent, que estava presente no encontro das cidades.

A delegação conheceu também todo processo de revitalização do centro histórico de Guimarães, que é reconhecida como patrimônio histórico mundial e ainda, projetos de paisagismo e manutenção das praças e fundos de vale da cidade, também premiados pela Comunidade Européia.
Na agenda econômica, representantes da Acil, Sebrae, Adetec e ATL de TI visitaram o “Avepark”, condomínio de empresas de alta tecnologia, recentemente instalado. Resultado de uma parceria público privada contempla incubadora, centro de transferência de tecnologia e infraestrutura. No local, há creche, auditório, laboratório e tratamento de resíduos. O presidente da Acil, Marcelo Cassa e o vice-presidente Nivaldo Benvenho, se reuniram com os representantes da Associação Comercial e Industrial de Guimarães, com o intuito de estreitar os laços econômicos e institucionais entre as cidades.
(Londrina, 25 de junho de 2009)