Foco nos esportes: o PARAJAPs agita a cidade
Governador Ratinho Junior e prefeito participaram da abertura; jogos prosseguem até domingo.

Ssolenidade contou com apresentações culturais e esportivas, com o desfile das delegações e o acendimento da pira olímpica.
Os Jogos Abertos Paradesportivos do Paraná (PARAJAPs) começaram nessa quinta (20) em Londrina. Durante todo o dia, os atletas participaram das modalidades de natação, atletismo, basquete em cadeira de rodas, handebol e golf 7. No total serão 17 modalidades em disputa no PARAJAPs. No início da noite, uma grande cerimônia no ginásio do colégio Vicente Rijo que contou com apresentações culturais e esportivas e a presença do governador do estado, Carlos Massa Ratinho Junior, marcou a abertura oficial do evento. As competições continuam até domingo (23) em diferentes locais da cidade. No Facebook da Fundação de Esportes de Londrina (FEL) você encontra a programação das equipes de Londrina e diversas informações sobre o evento.
As apresentações que engradeceram a cerimônia ficaram por conta da Escola de Circo da Instituição Flávia Cristina e da apresentação de dança da APAE de Sertanópolis. Todas essas entidades desenvolvem um grande trabalho com pessoas com deficiência. A cerimônia ainda contou com o desfile das 49 delegações do PARAJAPs e o ponto alto da abertura foi quando a pira olímpica foi acesa. O atleta da paracanoagem e campeão mundial da modalidade, Igor Tofalini, que compete pela delegação de Londrina, foi o responsável por conduzir a tocha.
O governador do estado, Carlos Massa Ratinho Junior, destacou a importância da competição. “Estou muito feliz de estar aqui. O PARAJAPs é um evento com um significado muito especial para nosso governo. Na nossa gestão o esporte é prioridade máxima. Temos dois grandes objetivos com o esporte: propiciar um caminho saudável às nossas crianças, pois o esporte não permite que as ruas e a ociosidade atrapalhem sua trajetória de vida; e transformar o estado em um celeiro de atletas. Agradeço muito à cidade de Londrina, sede do paradesporto do Paraná neste evento. Declaro aberto os Jogos e desejo muita sorte a todos os atletas”, disse o governador.
O presidente da Fundação de Esportes de Londrina, Fernando Madureira, comemorou os investimentos e a atenção do estado com o esporte. “Aqui em Londrina, o prefeito Marcelo Belinati dobrou os recursos para o esporte em sua gestão, e ficamos felizes de ver o governo nessa mesma linha. Tivemos hoje três grandes eventos de esporte na nossa cidade que foram prestigiados pelo governador: a inauguração da arena poliesportiva do Vista Bela; o lançamento do JAPs Combate, que será um evento inédito de artes marciais no país; e agora a abertura do PARAJAP’s. É a primeira vez que vejo um governador engajado dessa forma no esporte e fico muito agradecido”, celebrou.
Madureira fez questão de lembrar das lições aprendidas no PARAJAPs 2018. “Estou no esporte desde os dez anos de idade e tive muitas emoções no tatame, primeiro como atleta e depois como técnico. Mas nada se compara ao sentimento que tive ao presenciar o PARAJAP’s aqui ano passado. É um exemplo de vida e superação muito grande. Por isso fizemos a solicitação de receber novamente o evento, investimos no paradesporto e conseguimos aumentar em 30% a delegação de Londrina em relação ao ano passado. Já coloco nossa cidade à disposição para realizar o PARAJAP’s no próximo ano novamente. Sejam todos bem-vindos à Londrina e muito obrigado pela confiança”, agradeceu o presidente da FEL.
O vice-presidente do Comitê Paralímpico Brasileiro, Ivaldo Brandão, fez questão de parabenizar o Paraná e Londrina pelo PARAJAPs. “Inclusão e oportunidade. É isso que uma pessoa com deficiência precisa. E é exatamente isso que os Jogos proporcionam. Por isso espero que todos os paratletas consigam aproveitar essa oportunidade. Estamos comprometidos com o paradesporto no país. O Paraná sempre revelou grandes atletas. Pode ser que daqui saiam os próximos campeões estaduais e nacionais. Pode ser que tenhamos atletas, que estão no PARAJAP’s em Londrina hoje, mas que estarão na seleção brasileira que vai à Tókio nas próximas Olimpíadas, ou à Paris no próximo ciclo olímpico”, pontuou Brandão.
O secretário estadual de Educação e Esporte, Renato Feder, destacou a motivação dos atletas. “Todos praticamos uma atividade física e fazemos esporte por saúde, mas só o atleta compete. A competição é nada mais do que aplicar todo o nosso empenho e dedicação para desempenhar nosso melhor em uma atividade. Isso é uma coisa que só o ser humano faz. E é isso que eu desejo a cada atleta nessa competição, que vocês consigam extrair o seu melhor em cada prova disputada. Que seja uma grande edição dos Jogos Abertos Paradesportivos do Paraná”, desejou o secretário.
PARAJAPs 2019
Londrina sedia pelo segundo ano consecutivo o PARAJAPs, e pela quinta vez em oito edições da competição ele será realizado na cidade. São 49 municípios que disputarão 17 modalidades em diferentes locais de competição de Londrina até o dia 23 de junho. Quase 2.500 pessoas estão na cidade entre atletas, dirigentes e a equipe de coordenação do evento. Este ano, Londrina disputa as modalidades de basquete em cadeiras de rodas; tênis de mesa; natação; goalball; atletismo; paracanoagem; parataekwondo; e parabadminton.
As informações do evento e a tabela do PARAJAPs com o horário e local das competições das equipes londrinenses estão disponíveis na página de Facebook da Fundação de Esportes de Londrina (FEL) www.facebook.com/FelFundacaoDeEsportesDeLondrina. Quem quiser torcer para as equipes de Londrina é só conferir a tabela no Face da FEL e ir aos locais de competição, a entrada para o evento é gratuita.
A oitava edição dos Jogos Abertos Paradesportivos do Paraná é um evento do Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado do Esporte e Turismo, realizado pela Prefeitura de Londrina, por meio da Fundação de Esportes de Londrina.