Cidade
Londrina marca presença no 4º Salão do Turismo
Divulgação e comercialização de roteiros e debate sobre a instalação de novos centros de convenções deram o teor do encontro; nova reunião já está marcada para discutir particularidades de Londrina

Neste contexto, a cidade de Londrina, considerada como um dos grandes pólos de turismo de negócios e eventos do Estado, marcou presença no encontro, através de um representante do Instituto de Desenvolvimento de Londrina (Codel), um do Londrina Convention Visitors Bureau e um da Agência de Desenvolvimento Turístico do Norte do Paraná (Adetunorp). Os três setores formaram o Balcão Paraná, que trouxe diversas informações sobre os roteiros turísticos do Estado.
A diretora de Turismo da Codel, Katja Zignard Rosez, enfatizou a importância do evento para a cidade. “É uma oportunidade que os profissionais de todas as secretarias de turismo têm para se reunir e discutir as políticas de execução e planejamento da área. É legal porque permite que nós conheçamos medidas diferentes das nossas, que são tomadas em outros locais do Brasil. Isso permite fazer o diagnóstico de quais são nossas falhas, acertos e possíveis ações futuras. O resultado é o desenvolvimento positivo do setor na cidade”, afirmou.
Katja Rosez também destacou a política de governo adotada pelo prefeito do município, Barbosa Neto. Na avaliação dela, em administrações passadas não havia a preocupação com o ramo turístico de Londrina. “O Barbosa está investindo muito nesse sentindo. E isso é fundamental para o crescimento da cidade como um todo, não somente no ramo turístico. É algo que afeta na economia, geração de empregos, atração de novos investidores, entre outros”, comentou.
A diretora de Turismo ainda antecipou que, durante o 4° Salão do Turismo, foi confirmada uma segunda reunião, em Londrina, com o grupo que esteve no Balcão Paraná, representando o município e as demais cidades paranaenses. “Vai ser já neste mês, dia 28. Vamos estudar a viabilidade de construir um centro de convenção aqui em Londrina. A equipe da Associação Brasileira de Centros de Convenções e Feiras (Abraccef) vai comparecer, avaliar nossas condições e propostas e fazer as observações necessárias. Vão ser análises mais específicas. Ainda é o início das negociações, mas já é uma ambição nossa para o futuro”, finalizou.
Mais informações sobre o 4° Salão do Turismo podem ser obtidas através do site http://www.salao.turismo.gov.br.
(Londrina, 6 de julho de 2009)
Foto: Luiz Jacobs