Cidade
Procon fiscaliza postos de combustíveis em Londrina
Dos cinco primeiros estabelecimentos, um foi autuado pelo IAP; objetivo é banir possíveis irregularidades e garantir o respeito ao consumidor
O Núcleo de Defesa do Consumidor (Procon) de Londrina, realizou durante a semana passada várias blitze nos postos de combustíveis de Londrina. No total, cinco estabelecimentos foram fiscalizados, sendo que um deles foi autuado pelo Instituto Ambiental do Paraná (IAP) por descumprir algumas leis municipais.
Segundo o coordenador do Procon Londrina, Marco Cito, o objetivo da blitz é verificar o correto funcionamento dos postos de combustíveis de acordo com todas as exigências necessárias para o funcionamento. “Nas buscas, nós verificamos se há irregularidades como sonegação fiscal e fraude nas bombas medidoras e inspecionamos todas as documentações. Dessa forma nós garantimos a qualidade dos serviços e contribuímos com o respeito ao consumidor”, explicou.
As blitze começaram após as investigações em torno de possíveis irregularidades apontadas em alguns postos de combustíveis de Londrina. Segundo o Procon, a meta agora é dar continuidade às forças-tarefas nos próximos dias para que todos os 110 postos de combustíveis da cidade sejam fiscalizados. “Nós verificaremos se todos estão regulares e em conformidade com as leis do município, assim promovemos a troca de informações entre os órgãos participantes e esses estabelecimentos da cidade”, disse o coordenador.
O Procon alerta que os postos que estiverem em discordância com as leis do município podem ser autuados por diferentes situações. Em todas essas ações, o Procon Londrina conta com apoio da Agência Nacional do Petróleo (ANP), Instituto de Pesos e Medidas do Paraná (IPEM), Receita Estadual, Receita Federal, Ministério Público através da Promotoria de Defesa, Polícia Federal, Núcleo de Combate ao Crime Econômico (Nurce) e Instituto Ambiental do Paraná (IAP).
(Londrina, 6 de julho de 2009)




