Cidadão

Escola Municipal Padre Anchieta realiza festa julina

A unidade, fundada no ano de 1931, é a primeira escola da cidade de Londrina

Nesta sexta-feira (5), a partir das 9h, será promovida a Festa Julina da Escola Municipal Padre Anchieta, no Patrimônio Heimtal. O evento aborda o conceito pelo qual a unidade foi fundada: a integração da comunidade escolar. Desse modo, a confraternização será restrita apenas aos alunos, funcionários e às famílias dos alunos. A escola fica na Rua Domingos Cantagalli, 75.

Barracas de comida com pastel, cachorro quente, pipoca, doces e quentão de uva estarão presentes. Haverá, também, a tradicional barraca de pescaria. A escola ainda realizará danças caipiras como a quadrilha, e com o Bumba meu Boi, dança tradicional do folclore brasileiro. Os alunos ajudaram na confecção de adereços, como bandeirinhas para decorar a festa.

A Escola Padre Anchieta é a primeira escola da cidade de Londrina. Com fundação no ano de 1931, só veio a se tornar municipal em 1945. Segundo o professor da unidade, e ex-diretor, por 18 anos, Elias Vilas Boas, nos primórdios a escola era constituída por apenas duas salas de madeira e reunia a comunidade para cultos e eventos. Sendo assim, a festa julina é uma forma de homenagear os anos de fundação da unidade, buscando sempre propor o conceito de integração. Ao todo, atualmente a escola abrange cerca de 450 alunos, divididos em 18 turmas, do P5 ao 5º ano.

De acordo com Eliane Aparecida Candotti, que faz parte do apoio pedagógico de História, da Secretaria Municipal de Educação, as festas juninas nas escolas municipais estão passando por um momento de incorporação de diversas disciplinas. “De modo geral, hoje essa festa é vista como um conteúdo a ser trabalhado. Procuramos integrar com todos os componentes curriculares. Não é mais algo exclusivo só da Educação Física, e transita pela História, Geografia, Artes e outras disciplinas que permeiam o ensino da cultura popular”, conta.

No mês de julho, ainda estão previstas para receber festas julinas as escolas municipais Francisco Pereira de Almeida Junior e Aristeu dos Santos Ribas, além dos CMEIs, Water Okano e Sandra Regina Maximiano Leme. Todas confraternizações marcadas para o dia 6 de julho, pela parte da tarde.

Para a imprensa: outras informações podem ser obtidas com Eliane Aparecida Candotti, que faz parte do apoio pedagógico de História, da Secretaria Municipal de Educação, no 3375-0022, e com a gestora da Escola, Mariana Botura, no 3375-0182.

Etiquetas
Mostrar mais

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Compartilhamentos